Com potencial para ser mais um cartão-postal gaúcho, a primeira ponte estaiada do Estado começa a se tornar realidade. A obra de arte especial será erguida sobre o Rio Gravataí e faz parte da construção da BR-448, a Rodovia do Parque, e ligará Canoas e Porto Alegre. Atualmente, a ponte, que terá torres de 75 metros de altura e 268 metros de extensão, está na fase de fundações, com a cravação das formas metálicas e concretagem das estacas do lado de Canoas. Após essa etapa, serão executados os blocos de fundação, o que deve ser concluído até 15 de julho. A partir daí, o mesmo serviço começa a ser realizado do outro lado do rio, em Porto Alegre. O modelo já foi adotado em outros Estados, como São Paulo, e será pioneiro no Rio Grande do Sul. A ponte suspensa deve ser concluída, segundo previsão do consórcio gestor da BR-448, em um ano e dois meses.
A ponte terá 31,4 metros de largura
Serão 6 faixas, três de cada lado
O material é basicamente concreto e aço
678 metros cúbicos de concreto
267,7 toneladas de aço
1.185 unidades de pré-laje (usada para fazer o piso da ponte)
PISTAS DE ROLAGEM
Do km 0 (entroncamento da BR-116 com a RS-118) ao km 9,14 (viaduto da BR-386), serão duas pistas de rolagem em cada sentido.
Do km 9,14 até o km 22 (quando a BR-448 encontra a free way) serão seis faixas, três de cada lado. Nesse trecho está a ponte.
segunda-feira, 27 de junho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário