quinta-feira, 2 de junho de 2011

Municípios debatem ações para tirar a RS-010 do papel


Sapiranga - Os detalhes da RS-010, a Rodovia do Progresso, que ligará Porto Alegre a Sapiranga, fizeram parte de encontro que reuniu secretários municipais, empresários e engenheiros na tarde de ontem em Sapiranga. Coordenado pelo prefeito anfitrião Nelson Spolaor, o único chefe de Executivo presente dos sete municípios que receberão a rodovia, a reunião teve como assunto predominante os interesses de cada cidade por onde a rodovia passará. Nova Hartz também esteve representada. Uma alteração no trecho final, em Sapiranga, foi o mais controverso. Mesmo com dúvidas sobre o trajeto principal e acessos, além da licitação inicial, que foi revogada, o projeto será apresentado ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, em reunião em Novo Hamburgo, em data a definir. Quando ocorrer, será o momento oportuno dos prefeitos apresentarem seus argumentos sobre a importância para a região dessa estrada de cerca de 41 quilômetros de extensão, cuja principal função será desafogar a BR-116.
AS MUDANÇAS
Ontem foi ratificada a decisão de que serão duas praças de pedágio no trajeto aos invés de três. Em uma das praças o valor passaria de R$ 4,80 para R$ 4,40. Isso significa aumento do número de usuários da rodovia e, por consequência, mais recursos, salientou o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana de Canoas, Luiz Carlos Bertotto, representante da Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre (Granpal).
O valor da segunda tarifa passaria de R$ 2,40 para R$ 2,20. A praça de pedágio planejada entre Porto Alegre e Sapucaia do Sul foi retirada, visto que um estudo indica que a maioria das pessoas seguirá no sentido de Novo Hamburgo
SAIBA MAIS
A licitação da RS-010 foi suspensa em dezembro de 2010 pela Justiça por suspeita de irregularidades no processo
A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seinfra) pretende abrir uma nova licitação, mas detalhes como quando e de que forma o projeto será implantado serão definidos até o fim do primeiro semestre
O projeto, que existe desde 1997, contempla a implementação, operação e manutenção do segmento leste do Anel Rodoviário Metropolitano, que será formado pela RS-010, com conexões com a BR-386, RS-118 e RS-240
Serão complementadas pela interseção com a Estrada Leopoldo Petry, em Novo Hamburgo, e, no segmento de conclusão, com a RS-239
O prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, não enviou representantes à reunião porque não vê necessidade de mudanças no projeto no trecho que passa pelo município
Polêmica no trecho de Sapiranga
A chegada da RS-010 em Sapiranga foi o tema de maior discussão no encontro. Conforme o prefeito Nelson Spolaor, numa área próxima ao posto do Comando Rodoviário da Brigada Militar uma empresa está interessada em construir um condomínio residencial. Os empreendedores, no entanto, não querem que a rodovia passe por dentro do conjunto de casas. A Construtora Odebrecht, encarregada de elaborar o projeto, irá avaliar se poderá ou não ser feita a alteração da estrada neste local.

Nenhum comentário: