Com seis meses de antecedência, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) libera neste domingo, 29/06, a parte superior do viaduto de Sapucaia do Sul, no quilômetro 253 da BR-116. A liberação acontece às 8 horas no sentido Capital-Interior. Às 10 horas será aberto o sentido oposto. Com isso, a sinaleira provisória instalada a poucos metros da rua Pirelli Sul será desativada.
São três faixas de rolamento para cada sentido, em uma estrutura que levou 15 meses para ser construída. A obra tem orçamento total atualizado – incluído a parte inferior – de R$ 42,1 milhões e iniciou em abril de 2013. Com a liberação do viaduto, os usuários da BR-116 contarão com cinco pistas para cada sentido, dando fim a mais um ponto de estrangulamento do trânsito nesta rodovia. A travessia a pé da rodovia deverá ser feita por baixo do viaduto. Para garantir a segurança dos pedestres, a sinaleira na altura do Km 253 junto à rua Lúcio Bittencourt será reativada.
A partir de segunda-feira, 30, operários iniciam os serviços sob a elevada. Serão executados arremates na lateral do viaduto,drenagem pluvial, calçadas e obras de mobilidade urbana (retornos e travessias). Ao término a empreiteira ainda fará a recuperação asfáltica das ruas laterais e sinalizaçãocomplementar. A expectativa da construtora é de que esta etapa seja concluída no início de outubro, dois meses antes do prazo contratual da obra. Bloqueios parciais na pista poderão ocorrer ao longo dos serviços, mas por enquanto não há interrupções previstas.
Viaduto em Números
Quantos operários – no auge da obra 120 trabalhadores
Tempo de execução – 15 meses
Vigas - 324
Extensão – 700 metros
Largura – 24 metros
Por http://www.dnit.gov.br em 27.6.2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário