terça-feira, 12 de junho de 2012

Com mil operários construção da BR-448 avança

Com cerca de mil operários a construção da BR-448, a Rodovia do Parque, avança diariamente para a sua conclusão. A expectativa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) é de que a Rodovia do Parque seja entregue até o final de 2013 ou mais tardar no início de 2014. Até o final de abril, conforme medição física-financeira da autarquia, a estrada chegou a 57% dos seus serviços executados. O ritmo de trabalho é positivo. O lote 2 é o mais adiantado e, segundo o Dnit, pode ser concluído ainda no primeiro semestre de 2013. Lote1: 85% da terraplenagem executada As frentes de serviço do Lote 1 – sob a responsabilidade do consórcio Sultepa/ Toniolo Busnello, estão dentro do ritmo esperado. Com 9,14 quilômetros o primeiro lote da BR-448 aguarda a liberação de aproximadamente 1,5 quilômetro de frente para chegar a 100% da sua extensão com serviços de terraplenagem. Do total desta atividade para o trecho, 85% já foi executado. A pavimentação também já começou. Em um quilômetro de estrada já é possível ver a primeira camada de asfalto. Seguem também os trabalhos na interseção com a BR-116/RS-118, em Sapucaia do Sul. Operários atuam nos serviços de terraplenagem para duplicação das alças da interseção bem como na construção do guarda-corpo do viaduto. Há ainda atividade no viaduto de acesso a Esteio, onde são executados os ramos de acesso e as paredes dos encontros da estrutura. Na ponte sobre o Arroio Sapucaia, segue a elevação dos encontros. Lote2: Viaduto da Bianchini está pronto No lote 2, a cargo das construtoras Construcap e Ferreira Quedes, tanto os serviços das obras de arte especiais (pontes e viadutos) quanto da linha geral (terraplenagem e pavimentação) seguem em um bom ritmo de trabalho. A evolução dentro do cronograma leva o Dnit a estimar ser este o primeiro dos três lotes da BR-448 a ser concluído. O lote 2 está com 60% dos serviços previstos executados. O destaque é para o viaduto da Bianchini que está pronto e sendo interligado ao aterro da rodovia. Nesta semana, iniciam também os trabalhos da mesoestrutura da ponte sobre a vala Mathias Velho e prosseguem as atividades junto ao viaduto da ALL. A terraplenagem e a pavimentação também estão evoluindo dentro do esperado. O primeiro quilômetro a receber asfalto - entre o viaduto da Bianchini e a divisa com o lote 3 (do KM 13,4 ao 14,4) - está pronto. Os operários já preparam uma nova frente para pavimentar mais um dos 5,3 quilômetros do lote 2. O próximo segmento a receber drenagem, macadame seco e brita graduada para em seguida ser asfaltado fica entre os viadutos da Bianchini e da ALL (Km 12,6 ao 13,5). Lote 3: Pilares da ponte estaiada sobem três metros por semana A construção da ponte estaiada sobre o Rio Gravataí é o destaque das frentes de serviço do consórcio Queiroz Galvão/OAS/Brasília-Guaíba da BR-448. A estrutura está avançando. As torres que sustentarão os cabos de aço sobem três metros a cada semana. Até segunda-feira, 4, os pilares da margem de Canoas do rio chegaram a 10 metros. A estimativa é que a ponte seja concluída em abril de 2013. Por outro lado, o viaduto de acesso a BR-290 depende da liberação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para ser concluído. Para que os dois lados do viaduto sejam interligados é necessário construir os pilares da estrutura no canteiro central da BR- 290. Por http://www.jornalcorreiodenoticias.com.br em 11.6.2012

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