quinta-feira, 26 de julho de 2012
Primeiras casas para reassentados da BR-448 começam a tomar forma
A primeira das 168 casas do loteamento Canoas Minha Terra 2 (CMT2), no bairro Fátima, começou a ser erguida nesta quarta-feira, 25. As moradias serão destinadas às famílias da Vila Dique e da Vila de Passagem, removidas para viabilizar as obras da BR-448. Somando-se ao Canoas Minha Terra 1 (CMT1), no Mato Grande, e à Morada Cidadã, no Fátima, serão 599 casas e apartamentos para as comunidades que viviam ao longo do trajeto da rodovia.
As primeiras casas devem ficar prontas ainda em agosto, mas a data de entrega aos moradores será definida de acordo com critérios da Caixa Econômica Federal (CEF). As fundações dos novos prédios da Morada Cidadã, que terá 256 apartamentos, também já começaram a ser implantadas. Já no loteamento Canoas Minha Terra 1, a Prefeitura aguarda liberação da Caixa Econômica Federal para dar início às obras de construção das moradias.
A infraestrutura dos loteamentos está em estágio avançado, com toda a rede de saneamento instalada e o início da pavimentação das vias internas. O CMT1 já recebeu os primeiros postes de iluminação pública e está mais adiantado, com 83% das obras finalizadas.
Novas transferências
Novas famílias da Vila Dique estão sendo transferidas para a Vila de Passagem, conforme a necessidade dos moradores e o andamento das obras da BR-448. Na última semana, quatro foram reassentadas e a intenção é transferir outras seis nos próximos dias. Hoje, 141 famílias residem na Vila de Passagem, que tem capacidade para abrigar cerca de 200 famílias.
A Vila de Passagem é gerida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, que também fiscaliza as obras dos reassentamentos, em parceria com a empresa STE, contratada pelo Dnit para realizar o trabalho socioambiental do trecho canoense da BR-448.
O que tem em cada loteamento
Canoas Minha Terra 1
Rua Francisco Brhens, Mato Grande
- Infraestrutura 83% completa
- 175 casas de 43,5m² cada
- Dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço
- Lotes individualizados de 120m²
- Uma praça com academia ao ar livre
- Ruas pavimentadas, abastecimento de água, saneamento básico e iluminação pública
- Próximo à EMEF Assis Brasil
Canoas Minha Terra 2
Rua Nei Lobo, Fátima
- Infraestrutura 75% completa
- 168 casas de 43,5m² cada
- Lotes individualizados de 120m²
- Uma praça com academia ao ar livre
- Ruas pavimentadas, abastecimento de água, saneamento básico e iluminação pública
- Próximo à EMEF Paulo VI
Apartamentos da Morada Cidadã
Rua 1, Fátima
- 256 apartamentos de 45,72m² cada
- Duas praças com quadras esportivas, arquibancadas e academia ao ar livre
- Centro comunitário com auditório, sanitários, cozinha e sala administrativa
- Conjunto comercial com oito lojas e sanitários
- Próximo à EMEF Paulo VI
Critérios
A partir da percepção de que a maior parte das famílias tem preferência pelas casas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação elaborou uma série de critérios para pontuar as necessidades de cada família e definir sua destinação de forma justa. Os critérios foram construídos em conjunto com a Comissão de Moradores da Vila Dique, e se aplicam tanto às famílias que hoje residem na Vila de Passagem quanto aquelas que permanecem na beira do Dique:
- Localização geográfica
- Número de pessoas por família
- Idosos na família
- Deficientes físicos na família
- Trabalho com reciclagem
- Ter cavalo
- Ter um comércio
- Tempo de moradia
Por http://www.canoas.rs.gov.br em 26.7.2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário