quarta-feira, 25 de julho de 2012
Um terço das obras da RS-118, entre Sapucaia e Cachoeirinha, são concluídas
Um trecho de 6 quilômetros da duplicação da RS-118, que está em obras há pouco mais de um ano, já chegou a 35% de conclusão. Os dados são do levantamento de junho realizado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Eles levam em consideração a construção da pista nova, de duas pistas laterais e a recuperação da antiga. As obras dos quilômetros 5 a 11, entre Sapucaia do Sul e Cachoeirinha, são realizadas pela construtora Sultepa.
O outro trecho em obras, entre os quilômetros 11 e 21, atingiu 50% de conclusão. O serviço é executado pela construtora Triunfo, em Gravataí, há 6 anos e leva em consideração as obras apenas da pista nova e das duas pistas laterais.
Sete quilômetros de pista nova, não contínuos, já foram concluídos. Para que sejam liberados para o tráfego, é preciso ainda realizar a sinalização asfáltica e desvios entre os trechos de pista nova e a atual. Mas antes o Daer precisa alterar o projeto básico. A pista atual será fechada para que possa ser toda destruída, o que não estava previsto no projeto original.
Dos 22 quilômetros que serão duplicados até o final de 2014, entre Sapucaia e a Freeway, o único trecho que ainda não recebe obras são os primeiros cinco quilômetros em Sapucaia. Em vistoria realizada em março, o governador Tarso Genro informou que o trecho receberia as primeiras máquinas da construtora Conterra, que venceu a licitação, ainda no primeiro semestre de 2012, mas dificuldades técnicas emperram o começo das obras.
A grande dificuldade é a necessidade de remover mil famílias. As prefeituras de Sapucaia, Esteio, Gravataí e Cachoeirinha estão fazendo um novo recadastramento. Com a sanção da lei do aluguel social, o secretário estadual da Habitação Marcel Frison acredita que até outubro as primeiras famílias devem ser transferidas para imóveis pagos pelo governo.
Obras na RS-118:
Km 00 ao 05 - Sapucaia do Sul = Lote 3, vencido pela construtora Conterra. Obra prevista para iniciar no 2º semestre de 2012;
Km 05 ao 11 - Entre Sapucaia do Sul e Cachoeirinha = Lote 2, vencido pela construtora Sultepa. Obra iniciada em abril de 2011 e 35% concluída;
Km 11 ao 22 - Gravataí = Lote 1, vencido pela construtora Triunfo. Obra iniciada em julho de 2006 e 50% concluído.
Por http://wp.clicrbs.com.br/estamosemobras em 25.7.2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário