sexta-feira, 13 de julho de 2012

OBRAS DO AEROMOVEL ALTERAM SERVIÇO DA TRENSURB

Entre os dias 16 e 18 de julho, das 9h40 às 15h30, as composições da Trensurb circularão por apenas uma via no trecho que compreende as estações Anchieta e Aeroporto. A mudança ocorre em função das obras de estaqueamento do terminal do Aeromovel, tecnologia que ligará a Estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho.
Durante as obras, os trens em ambos os sentidos – Mercado e Santo Afonso – operam, no trecho, pela via por onde normalmente passam as composições em direção ao norte. Por isso, os usuários nas estações Aeroporto e Anchieta, entre 9h40 e 15h30, devem observar com atenção os indicadores de destino dos trens. Os horários das viagens, no período, sofrerão alteração de até dois minutos, mas o intervalo de dez minutos entre trens será mantido. Enquanto os trabalhos de estaqueamento estiverem sendo realizados, o lado da plataforma por onde os trens não passam estará isolado na Estação Aeroporto. Em caso de tempo instável, as obras serão canceladas e o serviço do metrô será oferecido normalmente. Desse modo, os trabalhos e as consequentes alterações na operação dos trens podem ser estendidos para além do dia 18. O Aeromovel Trensurb-Infraero A primeira linha da tecnologia Aeromovel em operação comercial no mundo interligará a Estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O projeto é totalmente desenvolvido no Brasil e usa tecnologia 100% nacional. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitirão integração e acesso rápido e direto dos usuários ao terminal aeroportuário. O trajeto de 998 metros, com duas estações de embarque, será percorrido em 90 segundos. A linha contará com dois veículos - um com capacidade para 150 passageiros, outro para 300 -, que estarão em funcionamento conforme a demanda do período. O projeto é orçado em R$ 33,8 milhões. Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo, o Aeromovel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos. Por http://www.trensurb.gov.br em 12.7.2012

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