sexta-feira, 6 de julho de 2012
Cooplantio Solidária implementa horta comunitária na Vila de Passagem
Num trabalho de construção coletiva entre o DNIT/RS, por meio da Gestão Ambiental da BR-448 (STE S.A.), a Prefeitura de Canoas e a ONG Cooplantio Solidária, os moradores da Vila de Passagem, em Canoas, conheceram e discutiram sobre as primeiras ações na construção de uma horta comunitária. O local abriga provisoriamente 125 famílias beneficiadas na construção da BR-448, pelo Programa de Reassentamento Populacional.
O primeiro encontro aconteceu no dia 28/06, no Centro Comunitário da comunidade e reuniu mais de 10 moradores que ouviram os representantes da ONG, Valquiria Medeiros e Cernilda Silveira, sobre os passos iniciais e os benefícios de se obter verduras, hortaliças e chás sem agrotóxico. Foi mostrado também como é possível reduzir os gastos com a compra destes produtos, além de poder gerar uma nova renda para as famílias.
Para reforçar o trabalho, a ONG trouxe a Diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Hiroshima, de Eldorado do Sul, Eliana Salazar, que falou sobre a experiência da horta. “Na escola tivemos a participação de mais de 70 alunos e alguns pais, mas temos pouca área, aqui na Vila de Passagem as condições são ainda melhores, pois tem espaço, basta engajamento”.
Para a moradora Donária de Melo, 53 anos, o projeto vai trazer muitos benefícios. “É maravilhosa a ideia, vai nos ajudar muito. É alimento que a gente não precisa comprar e trabalharemos em grupo”, destaca. Para Maria Regina da Silva, 40 anos, que está desempregada, a horta vai possibilitar o acesso à alimentação saudável com a introdução de verduras, consumo raro entre as famílias da Vila. “Muitas pessoas aqui não tem condições de comprar verduras. Comemos todos os dias apenas arroz e feijão, e de vez em quando, carne. Essa horta vai trazer muitos benefícios para a comunidade”, ressalta.
No dia 04/07, a comunidade reuniu-se para definir o espaço e funções para iniciar o projeto, onde os moradores planejam já começar a horta nesse mês de julho. As próximas ações serão práticas, entre todos os parceiros, para efetivamente implantar a Horta Comunitária da Vila de Passagem.
A Cooplantio Solidária tem como objetivo desenvolver a produção de alimentos com famílias carentes, como forma de complementação de uma dieta saudável e qualificação da alimentação para autoconsumo, bem como inclusão social através da oportunidade de educação, formação e capacitação.
Por http://www.rodoviadoparque.com.br em 05.7.2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário