quarta-feira, 25 de julho de 2012
Instrumento de checagem da Gestão Ambiental monitora atividades nos lotes da BR-448
O DNIT/RS, por meio da Gestão Ambiental da BR-448 (STE S.A.) monitora desde abril de 2010, todos os meses junto aos Lotes de obras da rodovia, as atividades relativas aos serviços de construção visando a adequação do empreendimento no meio ambiente. As ações fazem parte do Programa de Supervisão Ambiental do empreendimento.
O instrumento de avaliação utilizado pela Equipe de Supervisão Ambiental, denominado checklist, avalia oito áreas (licenças, resíduos, prevenção de acidentes, saúde, flora, fauna, transporte e finalização das atividades), analisando detalhadamente, mais de 30 itens e marcando como atendido ou não atendido. “Com ele, podemos mensalmente identificar e avaliar os possíveis impactos ambientais e nortear as proposições de medidas mitigadoras ou controladoras”, observa Letícia Frantz, Engenheira da Gestão Ambiental.
Entre os itens analisados estão: Os taludes de corte/aterro, se estão enleivados (com plantio de gramas) ou com alguma outra medida de controle de eventual processo erosivo (muro de gabião, cortina de concreto); se os resíduos gerados nos canteiros de obras estão separados corretamente conforme sua natureza; se em caso de acidente de trabalho, os trabalhadores recebem atendimento imediato (de urgência) por parte da empresa, entre outros. Segundo a Letícia, os questionamentos contribuem para o trabalho da equipe, possibilitando o planejamento de possíveis mudanças a serem realizadas para adequação às normas exigidas pela legislação.
Por http://www.rodoviadoparque.com.br em 24.7.2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário