terça-feira, 17 de julho de 2012
Mais de 200 árvores já foram transplantadas na construção da BR-448
A construção da BR-448 envolve muito mais do que a pavimentação de 22,34km entre Porto Alegre e Sapucaia do Sul. A nova rodovia está sendo construída, em parte, dentro do Parque Delta do Jacuí, uma área verde próxima da capital que contribui para manter a potabilidade das águas do Guaíba.
Sob supervisão da empresa STE, que faz a gestão ambiental da BR-448, 215 transplantes de árvores já foram realizadas. Elas são levadas para locais próximos e com características semelhantes aos de origem.
- Há todo um cuidado e uma preocupação com a funcionalidade e estética das áreas que estão recebendo os transplantes - explica Silvia Aurélio, engenheira florestal da gestão ambiental.
Após o transplante, as árvores são monitoradas por um período de 15 meses. O percentual de sobrevivência é de 72%. Com a liberação de frentes de obra, os Lotes preveem novos processos de transplantes.
Entre as espécies transplantadas estão: Erythrina crista-galli (corticeira-do-banhado), Butia capitata (butiazeiro), Syagrus romanzoffiana (jerivá) e as figueiras nativas do gênero Ficus. O jerivá é a espécie que apresentou uma porcentagem de sobrevivência maior, 92%.
Transplante de jerivás - Foto: Andrea Weschenfelder/STE
Confira os números de transplantes, por lote, até o momento:
- Lote 01 – início em janeiro de 2011, com 136 transplantes;
- Lote 02 – início em agosto de 2010, com 20 transplantes;
- Lote 03 – início em setembro de 2010, com 59 transplantes.
Por http://wp.clicrbs.com.br/estamosemobras em 13.7.2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário