terça-feira, 8 de novembro de 2011

BR 448: prefeitura age com rigor contra abandono de animais

A prefeitura de Canoas recebeu nos últimos dias a informação de que animais estariam sendo abandonados na Vila Dique, de onde famílias estão sendo retiradas para a construção da BR 448, a Rodovia do Parque. A Secretaria de Saúde, no entanto, esclarece que há pelo menos nove meses há a presença constante da equipe de Zoonoses de Bem Estar Animal no local e, dando atenção a estas denúncias, o grupo está acompanhando com rigor o transporte dos animais e das famílias para a Vila de Passagem, onde as famílias ficarão até a entrega dos imóveis definitivos. A responsável pela equipe e veterinária Maria Luiza Albite explica que cada família está sendo orientada a levar os animais que possui e que declarou em cadastro anterior. "Já aconteceu de chegarmos a uma casa que estava sendo demolida e acharmos um cachorro abandonado embaixo dela. Cada um precisa ter a consciência de que eles não podem ser abandonados". O transporte de cães e gatos está sendo feito pela própria equipe, que ao chegar na Vila de Passagem está chipando, desverminando e dando medicação contra carrapatos. Na tarde desta segunda-feira, 7, foi a vez da cadela Pretinha receber atendimento na casa da dona, a artesã Marilda de Pedro.
"Canil de Passagem"
Em levantamento feito pela secretaria de Saúde, 27 famílias não possuem animais de estimação, 41 famílias têm um gato ou um cachorro e outras 44 possuem de dois a três bichinhos em casa, o máximo permitido para os pátios das casas na Vila, no sentido de evitar doenças. De acordo com a diretora da Unidade de Vigilância em Saúde, Judith Vasconcellos, porém, cada caso será avaliado individualmente. "No caso de uma cadela com filhotes, por exemplo, naturalmente deixaremos o grupo de animais ali", explica. Entretanto, pelo menos 15 famílias têm entre quatro e treze animais cada. Para evitar o abandono, em no máximo 15 dias será concluído o "Canil de Passagem", onde os animais que não podem ser levados ficarão. Na tarde desta segunda-feira, a área do canil foi estudada e um projeto em caráter emergencial será concluído para a construção imediata. O espaço contará com casinhas e divisórias para a circulação dos animais.
Ações até o momento
Muito antes do transporte das famílias e ainda em andamento das demais, a Secretaria da Saúde já providenciou a microchipagem de 198 caninos e felinos, sendo que 12 deles foram castrados e outros 186 agendados para o procedimento. Ao total, 248 bichos receberam atendimento médico e medicamentos contra vermes e carrapatos. Em relação aos animais que não têm proprietário declarado, será feito um mutirão de atendimento e possível feira de adoção. Os equinos também terão chips identificadores e receberão medicamentos. Por sitio da Prefeitura de Canoas em 07/11/2011

Nenhum comentário: