segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Vila de Passagem já tem 23 famílias instaladas

No dia 28 de outubro, as primeiras famílias que vivem nas margens da construção da BR-448 em Canoas, nos trechos dos Diques Paquetá, Prainha e Canil, mudaram-se para a chamada Vila de Passagem. Desde então, quatro famílias são retiradas por dia, de segunda a sexta-feira, sendo duas mudanças realizadas no período da manhã e duas à tarde. Até agora, 23 famílias já foram retiradas dos Diques para a Vila de Passagem, e até o final desta semana a previsão é reassentar mais 16 grupos.
Neste ritmo, a Prefeitura Municipal de Canoas espera realocar o total de 100 famílias previstas para esta primeira etapa até a primeira semana do mês de dezembro. Com isso, é liberada uma área de cerca de 3 km de extensão para que as obras da Rodovia do Parque possam seguir. O mesmo cronograma foi acordado com o Consórcio Gerenciador da obra e, portanto, causa estranheza a notícia, vinculada hoje, de que a obra estaria paralisada por conta da retirada das famílias.
A PMC, através de diversas Secretarias Municipais, vem concentrando grandes esforços para a realização dessa remoção com responsabilidade. Todos os dias saem da Vila de Passagem rumo aos Diques equipes da Guarda Municipal, Fiscalização e Relações Comunitárias da SMDUH, bem como a equipe social da STE, caminhões de mudança e responsáveis pela mudança. Após a colocação dos pertences dentro dos caminhões, um veículo do Bem Estar Animal transporta os animais (cães e gatos) que pertencem as famílias retiradas no dia e um transporte da Subprefeitura leva os integrantes das famílias.
As famílias vem se mostrando bastante cooperativas em relação a saída do Dique e entrada na Vila de Passagem. A Secretaria de Educação transporta as crianças das atuais moradias cotidianamente para as suas escolas. Ao final do dia elas são entregues dentro da Vila de Passagem, onde podem brincar na pracinha instalada no loteamento.
Aprovação dos editais
Alem do trabalho diário realizado junto às famílias que passarão a viver temporariamente na Vila de Passagem, a Prefeitura busca, junto ao DNIT em Brasília, a aprovação dos editais para licitação da infraestrutura dos loteamentos definitivos, de forma a garantir a agilidade da entrega das casas aos moradores.
Crédito da notícia: Amanda Utzig Zulke em sitio da Prefeitura de Canoas 07/11/2011

Nenhum comentário: