terça-feira, 8 de novembro de 2011

Obras parcialmente paradas na 448 em lote de Canoas e Capital

Responsável pela trecho mais oneroso da BR-448, o Lote 3, que compreende Canoas e Porto Alegre está parcialmente parado. As obras, que chegaram a contar com 800 funcionários em certos momentos, agora tem 30 homens trabalhando. Dos únicos 68 que não foram demitidos pelo consórcio construtor, 30 estão em férias. Por meio de nota, o Consórcio Gestor da rodovia e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) admitem que até fim do mês deve ser revisto o prazo de conclusão das obras, e que a paralisação pode durar pelo menos três meses. A última previsão dada pelo superintendente do Dnit, Vladimir Casa, era para o primeiro semestre de 2013.
REMOÇÃO ATRASOU
Na nota, a paralisação parcial é atribuída à demora na remoção das famílias para a Vila de Passagem. O mau tempo e a análise do projeto executivo também são apontados como causas. No cronograma oficial das obras, a transferência das famílias para a Vila de Passagem era para começar em julho e terminar em outubro. Entretanto, o reassentamento começou no mês passado.
Na visão do prefeito Jairo Jorge, o município está cumprindo mais do que o seu papel, fazendo a remoção das famílias. “Estão criando chifre em cabeça de cavalo. Até o fim de novembro vamos entregar os 3 km onde moram as cem famílias”, assegura. Segundo o prefeito, o atraso e a paralisação devem ter outros motivos, mas não o atraso no reassentamento. Antes mesmo de começar a retirada, Jairo havia dito que só faria a remoção das famílias assim que tivessem a certeza da construção das casas definitivas. Atualmente, segundo a prefeitura, o município busca junto ao Dnit a aprovação dos editais para licitação dos loteamentos definitivos.
O LOTE 3
O lote 3, único que está parcialmente paralisado, compreende o trecho entre Canoas e Porto Alegre. Nele são executadas quatro obras de arte. O local de onde as famílias estão sendo retiradas receberá a elevada. Segundo o consórcio gestor, hoje 36% das obras previstas já estão executadas.
O cartão-postal da nova estrada, a ponte estaiada, também está no mesmo lote, com apenas 3% das obras executadas. Completam a construção dois viadutos: o de acesso a Canoas, na proximidade da Prainha, com 87%, e o que cruza a BR-290, próximo ao Estádio Arena, com 77% executados.
23 famílias estão na vila
Até a primeira semana de dezembro, as cem famílias que darão espaço para a construção da elevada da BR-448 devem ser reassentadas na Vila de Passagem, segundo previsão da prefeitura. Até agora, 23 famílias mudaram-se para as novas casas. O ritmo de mudança, segundo o município, deve seguir na linha de quatro por dia, com previsão de mais 16 grupos familiares até o fim desta semana. Em nota, a prefeitura alega que vem concentrando esforços para a realização dessa remoção com responsabilidade. Ontem, equipes de zoonose e bem estar animal estiveram no local fazendo vacinação e chipagem dos cães que já foram levados pelos moradores.
Os outros lotes
Lote 1 - Com 40% executados, o trecho que compreende o entroncamento entre a BR-116 e a RS-118, em Sapucaia do Sul, até o cruzamento com a BR-386, em Canoas, pertence ao Lote 1. Já começou a pavimentação de 600 metros dos primeiros 9,14 quilômetros. Das seis estruturas, entre viadutos, pontes e passagens inferiores, metade está em construção.
Lote 2 - Recebe terraplenagem. Vai da interseção da BR-386 até a empresa Bianchini. O andamento das frentes de trabalho está dentro do cronograma. O trecho corresponde a 5,3 quilômetros. O viaduto da BR-386 é a obra mais adiantada, com 87% pronto.
Situação geral - Último levantamento do Consórcio Gestor sobre a BR-448, dava conta de que 41,5% estavam concluídos. O lote 3 terminou o mesmo mês com 39% das obras executadas. Para esse lote, estaria destinado mais da metade do orçamento, que é de R$ 824 milhões. Por Jornal Diário de Canoas em 08/11/2011

Nenhum comentário: