Dnit diz que obra está com mais de 95% concluída e que finalizando a sinalização o fluxo de veículos já pode ser liberado.
A conclusão do viaduto da Unisinos com entrega da obra está marcada para o dia 20 de dezembro, conforme entrevista dada pelo supervisor regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), Carlos Adalberto Pitta, na manhã de ontem. Já a data de inauguração deverá ser transferida para o início de 2012 “para evitar a movimentação durante as festas de final de ano”.
Conforme Pitta, há duas semanas o contrato para as obras foi adiado para mais 90 dias, porém, isso não quer dizer que os trabalhos na pista se estenderão por esse período. “É apenas uma garantia para fazer as finalizações’’, reforçando que a obra está com mais de 95% concluída e que finalizando a sinalização o fluxo de veículos já pode ser liberado. Com a entrega será possível desativar a sinaleira de acesso a Unisinos, o que pode diminuir os frequentes congestionamentos na via em horários de pico e facilitar o acesso à universidade.
Restaria outro semáforo, no acesso a Sapucaia do Sul, para garantir fluxo livre na rodovia. A entrega do viaduto eliminará um dos pontos de maior incidência de acidentes da BR-116 no Estado.
Limitadores de altura são retirados
Com a proximidade do fim da obra também foi retirado há mais de um mês os andaimes que limitavam a altura máxima abaixo do viaduto – em 4,4 metros. Também foi retirada a placa indicativa de altura que foi derrubada mais de 30 vezes desde o início da construção.
O Dnit lembra que havia placas indicativas há seis quilômetros antes do viaduto, intensificada nas proximidades da obra.
O que foi feito e o que falta
Para a conclusão do viaduto resta a colocação das lajes de transição – os encontros entre o viaduto e as alças de acesso. Além disso, a pista próxima à Unisinos está com o melhor andamento e agora está sendo colocada a segunda camada de asfalto. No outro lado da BR-116 os trabalhos estão mais lentos e a pavimentação está no estágio da terraplenagem e colocação da brita. Entretanto, Pitta observa que a pavimentação deve ser concluída até 10 de dezembro. O serviço ficou comprometido pelo excesso de chuvas a partir de junho. No viaduto, a colocação dos nove pares de estais – cabos de aço que ligam a pista a torre principal – estão concluídos. Na BR-116 a pista secundária no sentido capital-interior continua com o estreitamento devido a proximidade das máquinas.
Sobre os atrasos
Um dos motivos para o atraso seria a demora para liberação da área que foi causada, principalmente, pela dificuldade de negociação com os proprietários de um motel que fica na beira da rodovia. Parte do terreno teve que ser adquirida pelo Dnit para que a obra iniciasse. O engenheiro Pitta atribui ainda à instabilidade do clima como um dos fatores para o atraso. Apenas em julho houve uma perda de sete dias de trabalho. O clima ruim compromete a secagem.
Por Jornal Vale do Sinos em 24/11/2011
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