terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Aeromóvel é uma das obras de mobilidade urbana para Porto Alegre receber os jogos da Copa 2014

Estação que será ligada ao aeroporto
créditos: OBINO SOUZA PINTO ARQUITETURA E URBANISMO

Se tudo correr nos trilhos, no primeiro semestre de 2012 os passageiros que chegarem a Porto Alegre pelo Aeroporto Salgado Filho poderão utilizar um sistema de transporte quase inédito no Brasil: o aeromóvel. Até então deverá estar concluída a obra do elevado e das estações desse veículo, que ligará o terminal aeroviário 1 e a estação Aeroporto da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb).
Estão sendo investidos 29,9 milhões de reais no projeto, classificado como uma das obras de mobilidade urbana que preparam a capital gaúcha para, entre outros eventos, receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. O governo federal considera o aeromóvel uma opção de acesso aos aeroportos.No caso de Porto Alegre, a conexão entre o terminal aéreo e a estação de trens deverá facilitar o deslocamento de turistas até a região central.
Dois veículos (um com capacidade para 150 passageiros e outro, para 300) farão o percurso em 90 segundos. Nas extremidades do trajeto serão construídas estações de dimensões distintas. Junto ao aeroporto, estará a maior, com quase 500 metros quadrados; perto da gare, a parada terá pouco mais de 250 metros quadrados.
Ambos os prédios foram desenhados pelo escritório do arquiteto Ado Azevedo, do Rio de Janeiro. O projeto executivo foi desenvolvido pelo escritório Obino Souza Pinto Arquitetura e Urbanismo, de Porto Alegre, também responsável pela concepção arquitetônica da via elevada.
Azevedo empregou estrutura metálica, concreto e vidro, procurando dar às estações formas que lembrassem o movimento do vento. Com essa abordagem, ele quis associar a proposta arquitetônica à tecnologia empregada, pois os veículos vão se deslocar pela movimentação de ar, insuflado por dutos dispostos no interior das vigas que são parte do traçado do elevado. O ar injetado impulsiona aletas na parte inferior do aeromóvel, movimentando-o.
O pai do aeromóvel é Oskar Coester, empresário que há quase meio século pesquisa soluções para o transporte urbano. Sua primeira versão do veículo foi igualmente implantada na capital gaúcha e revelada ao leitores de PROJETO DESIGN em setembro de 1983.
Por http://memoria791.blogspot.com/ em 11.01.2012

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