quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Expansão norte da Trensurb promove obras de urbanização em seu entorno

Projeto inclui infraestrutura de drenagem pluvial e sistema viário em trecho entre São Leopoldo e Novo Hamburgo.
As obras de Expansão Norte da Trensurb vão além da simples ampliação da linha pela qual passam os trens. Em seu entorno cresce uma nova realidade para moradores de São Leopoldo e Novo Hamburgo, com ações na área de habitação, saneamento e infraestrutura. Entre esses projetos está a ampliação da avenida Mauá, que será mais uma ligação entre os dois municípios, sendo uma alternativa que contribuirá na redução do trânsito na BR-116.
O novo sistema viário terá aproximadamente 6 quilometros de pista dupla ao longo da linha 1, no trecho entre as futuras estações Rio dos Sinos e Santo Afonso. Na obra também sendo executado um sistema de drenagem pluvial, passeios públicos, ciclovia entre outros equipamentos urbanos. Para isso, as equipes tem atuado na limpeza do solo, aterramento e terraplanagem. Na cabeceira da ponte rodoviária está sendo erguido o muro de arrimo. Estas ações complementares têm orçamentário de aproximadamente R$ 17 milhões.
A expansão até Novo Hamburgo
O empreendimento prevê, no total, mais 9,3 quilômetros de Linha 1, atingindo 43 quilômetros de extensão, de Porto Alegre a Novo Hamburgo. Todo o trecho será estruturado em via elevada e comportará cinco novas estações – Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e Santo Afonso, Industrial, Fenac e Novo Hamburgo, no município hamburguense. O Consórcio Nova Via – constituído pelas empresas Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez, Toniolo/Busnello e T’Trans – é o responsável pela execução da obra. O projeto é orçado em R$ 929,7 milhões.
Por http://www.trensurb.gov.br em 01.02.2012

Nenhum comentário: