Quem espera encontrar nessa época do ano uma BR-116 com trânsito fluido para curtir um cinema na Capital no fim de tarde de sexta-feira, por exemplo, não escapa do congestionamento que torna a viagem de em torno de 40 quilômetros um longo trajeto a ser percorrido em pelo menos uma hora.
Segundo o Núcleo de Comunicação da PRF, por não haver pedágio ou sistema de contagem de veículos no trecho da BR-116 entre Novo Hamburgo e Porto Alegre, a medição exata de automóveis em circulação na rodovia só é feita mediante a contratação de empresa para este serviço.
Tranqueira rumo ao litoral norte do RS
Apesar de ainda fluir melhor durante os meses de janeiro e fevereiro em relação ao restante do ano, o trânsito na BR-116 não deixa de registrar momentos de trânsito lento no período de férias. Acidentes e a debandada para o litoral nas sextas-feiras – entre as 17 e 21 horas – fazem com que os motoristas enfrentem congestionamentos pontuais. Segundo o chefe da 1.ª Delegacia da PRF, Paulo Júnior, mesmo no verão o grande fluxo de automóveis faz com que, nos horários de pico, a velocidade seja abaixo do que determina a rodovia (máxima de 80 quilômetros por hora). “A maior ocorrência são pequenos acidentes por falta de atenção, como troca de faixa sem sinalizar”, aponta.
Terceira faixa na BR116 em Canoas - sentido interior capital
Aproveitando o período de menor fluxo de veículos, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) realiza a ampliação da terceira faixa da BR-116, no trecho da Estação Niterói até a ponte do Rio Gravataí, sentido interior-Capital. A obra ocorre das 21 às 5 horas, inclusive sábado e domingo, para que esteja pronta antes da retomada do maior movimento, em março. “A previsão é de abrir ao trânsito na semana que vem, dia 13 ou 14. Vai depender do tempo para fazermos o revestimento asfáltico”, pondera o engenheiro do Dnit Luciano Santarém. Ele salienta a importância da obra. “Sem o prolongamento da terceira faixa em Canoas, o gargalo rodoviário da BR-116 causa prejuízo até as imediações da BR-386. Com a ampliação da pista, vai aumentar a capacidade na região, mas especialmente em Canoas”.
Um carro para cada dois gaúchos
A situação econômica favorável da população brasileira nos últimos anos e a facilidade de financiamento impulsionaram a aquisição de automóveis no país. O professor Jardel da Silva Nunes, do curso de Transportes Terrestres da Ulbra, comenta que o Rio Grande do Sul chegou a 5 milhões de veículos em 2011, representando uma proporção de um carro para cada dois gaúchos, se considerado o total de 10.693.929 habitantes no Estado, conforme dados do Censo 2010. A circulação destes carros nas ruas e rodovias preocupa o especialista. “O aumento da frota não acompanha a engenharia de tráfego. As vias não foram planejadas para atender o fluxo grande de veículos”, avalia.
Por Diário de Canoas em 08/02/2012.
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