segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

RS: Ponte estaiada da BR-448 é aprovada nos testes em túnel de vento

A obra com 268 m de extensão e torres de 75 m de altura está em em construção entre Canoas e Porto Alegre
O projeto da ponte estaiada sobre o rio Gravataí, na BR-448, no Rio Grande do Sul, foi submetido a ensaios em túnel de vento no Laboratório de Aerodinâmica das Construções (LAC), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Os resultados foram apresentados, na última quinta-feira (09) ao DNIT e às empresas contratadas para as obras da Rodovia do Parque, no mesmo local onde os testes foram realizados.
Os ensaios seguem orientação da NBR 6123, norma da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, que determina as condições exigíveis na consideração das forças devido à ação estática e dinâmica do vento, para efeitos de cálculo de edificações.
Os responsáveis pelos ensaios atestam que o projeto da obra de arte especial está de acordo com as normas de segurança, sem risco de colapso.
“Estes ensaios nos dão a garantia de segurança total da ponte. Ela é uma obra de dimensões poucas vezes vistas e, por isso, a importância de termos esta segurança atestada”, comenta o Superintendente Regional do DNIT no Rio Grande do Sul, engenheiro Vladimir Casa.
De acordo com o diretor do Laboratório, professor Acir Mércio Loredo Souza, uma maquete seccional da estaiada foi submetida a efeitos estáticos e dinâmicos.
Ele explica que desta forma foi possível verificar as variações de flexões e torções que a estrutura sofreu em diferentes velocidades e sentidos das rajadas de vento simuladas dentro do túnel.
“Isto só é possível a partir de um modelo seccional, pois ele é mais rico em detalhes e demonstra as diferentes simulações de turbulência”, destacou.
A ponte estaiada, cujos pilares já estão em construção na divisa das cidades de Canoas e Porto Alegre, foi projetada com 268 metros de extensão.
Localizada entre o km 21,4 e o km 21,7, terá torres com 75 metros de altura e seis faixas de rolamento, três para cada sentido de tráfego.
Por www.agenciat1.com.br em 13/02/2012

Nenhum comentário: