segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

R$ 30 milhões e a extensão da terceira pista até Novo Hamburgo

A faixa, já em obras no trecho de Canoas, deve melhorar o fluxo da rodovia.
Um total de R$ 30 milhões para uma pista a mais até Novo Hamburgo na BR-116, entre outras obras, seria a alternativa para melhorar o trânsito da rodovia na região metropolitana. Depois de ser aprovado o repasse para a construção da terceira pista da 116, em Canoas, obra que está em andamento, o deputado federal Ronaldo Zulke, que participou da reunião na Câmara dos Deputados para aprovar o orçamento da União para 2012, garantiu que foram destinados recursos para execução da obra até Novo Hamburgo. “Apresentamos uma emenda, que está no projeto de obras complementares da BR-116 e foi acolhida. Agora que existe previsão orçamentária, cabe ao Ministério dos Transportes e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) licitarem a obra”, explica Zulke. A nova pista estava incluída no Projeto Executivo de Engenharia para Melhoramentos Físicos e de Segurança de Tráfego da BR-116.
ATENÇÃO!
Os trabalhos na pista, em Canoas, ocorrem nos finais de semana e à noite, por volta das 21h30, até 5 horas. Conforme a 1ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Porto Alegre uma das pistas – mais próxima da divisão – fica interrompida durante o período. Com o afunilamento há registros de engarrafamento no local, principalmente no sentido interior–Capital. De acordo com a PRF, desde o início dos serviços – há dez dias – não houve acidentes na área. Cerca de 15 trabalhadores estão envolvidos nos trabalhos.
Obras seguem até fevereiro
As obras da terceira faixa começaram em 2 de janeiro e podem se estender até a segunda quinzena de fevereiro. Antes da retirada do muro do contenção, iniciada na segunda, houve a recuperação do asfalto do trecho. Em seguida, foi colocado um microrrevestimento na pista para apagar a sinalização antiga.
Sem mureta, por enquanto
Canoas - Com as obras, atualmente a rodovia está sem a divisória no trecho de Canoas e as faixas estão separadas por cones e placas de sinalização. A ausência da mureta deve permanecer até que seja novamente reconstruída nos próximos dias. O supervisor regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Carlos Adalberto Pitta, explica que agora deve ser feito um reforço na estrutura do pavimento que antes ficava abaixo das divisórias de concreto. O serviço de retirada do muro é necessário pela existência de um pilar no viaduto de acesso ao bairro Rio Branco que avança no acostamento. A solução foi reconstruir o muro de contenção a 1,8 metro em direção a pista Capital–interior.
MAIS OBRAS
Os R$ 30 milhões também contemplam a duplicação da ponte sobre o Rio dos Sinos, em São Leopoldo. “Ainda não tem prazo de execução, o que vai definir é quando vão abrir a licitação e os prazos que serão estabelecidos pelo Ministério”. Conforme Pitta, a informação do orçamento ainda não havia chegado à regional do Dnit. “O orçamento deste ano ainda não foi votado’’, lembra Pitta.
Por Diário de Canoas em 12/01/2012

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