segunda-feira, 16 de abril de 2012

Metrô de Porto Alegre


O projeto do Metrô de Porto Alegre está baseado em um modelo de integração com
os sistemas de BRTs (Bus Rapid Transit) e com o Trem Metropolitano (Trensurb), sendo uma ação estruturante não apenas para a Capital mas para toda Região Metropolitana. Com extensão de 14,88 km, a Fase 1 de implantação do Metrô terá 13 estações, distribuídas entre as proximidades da Esquina Democrática e a FIERGS, na Zona Norte.
A tecnologia empregada será de metrô leve com alimentação elétrica. A expectativa é
de que o sistema atenda 300 mil passageiros por dia útil por meio de 25 composições de quatro carros, oferecendo intervalos de 180, 120 e até mesmo 90 segundos entre um embarque e outro.
O traçado: Av. Borges de Medeiros (extensão Rua da Praia), Av. Voluntários da Pátria,
Av. Farrapos, Av. Cairú, Av. Brasiliano de Moraes, Av.Assis Brasil.
As estações:
Terminal Intermodal Rua da Praia / Conceição / Ramiro Barcelos / Félix
da Cunha / Terminal Intermodal Cairú / Bourbon / Obirici / Cristo Redentor / Terminal Intermodal Triângulo / Dona Alzira / Sarandi / Bernardino S. Amorim / Terminal Intermodal Fiergs.
EQUAÇÃO FINANCEIRA *
Para viabilizar o projeto, que tem custo aproximado de R$ 2,4 bilhões, foi elaborada a seguinte solução de sustentabilidade financeira:
Total do empreendimento: R$ 2,4 bilhões
Investimento da Prefeitura: R$ 600 milhões( sendo R$ 300 milhões em financiamento pela CEF e R$ 300 milhões de contraprestação da operação, parcelados em 15 anos)

Investimento do Governo do Estado: R$ 300 milhões (financiados pela CEF)

Isenções fiscais municipais e estaduais: R$ 265 milhões

Investimento do Orçamento Geral da União: R$ 1 bilhão

Financiamento privado: R$ 323 milhões

Valores aproximados *

Por http://www2.portoalegre.rs.gov.br em 16.4.2012

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