quinta-feira, 12 de abril de 2012

Prefeitura e Trensurb assinam protocolo para implantação de aeromóvel


A Prefeitura de Canoas e a Trensurb assinaram, na manhã desta quinta-feira, 12, o termo de cooperação e intenção para a construção de um aeromóvel na cidade. O acordo prevê, como primeiro passo, um estudo de viabilidade para o local da instalação. Pelo termo, a Trensurb fica com a obrigação de disponibilizar profissionais técnicos necessários para os estudos de implantação do aeromóvel e de elaborar um estudo de viabilidade técnica e econômica de implantação do transporte.

Já a secretaria de Transportes e Mobilidade fica responsável por levantar históricos de demanda de passageiros e usuários existentes na cidade de Canoas e fornecer demais informações necessárias para o desenvolvimento do projeto. O prazo para o estudo pode chegar a dois anos, mas de acordo com o prefeito Jairo Jorge pode ser realizado em 10 meses. Um dos possíveis trajetos poderá ser uma linha entre os bairros Mathias Velho e Guajuviras, que juntos somam mais de 150 mil habitantes.

Desenvolvimento

Jairo ressaltou que a implantação de um aeromóvel em Canoas deve alavancar o desenvolvimento da cidade, principalmente nesses bairros. "Temos cerca de 55 mil passageiros que usariam este transporte tão importante, mas que estava esquecido, deixado de lado".

O prefeito também lembrou que Canoas tem uma série de vantagens em relação ao transporte público, principalmente a integração. "Desde 2009 integramos a passagem e a segunda tarifa é gratuita no espaço de tempo determinado. A vinda do aeromóvel é um complemento disso", ressaltou. O diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, lembra que o aeromóvel é um transporte de energia limpa e sustentável. "A implantação atende a uma grande demanda e o investimento em Canoas é uma vitória aos moradores, já que não causa impacto no trânsito e facilita e muito a mobilidade".

O aeromóvel poderá ter recursos federais e/ou de empresas privadas para sua construção. De acordo com a direção da Trensurb, o preço da tarifa - em módulos que devem ter ar condicionado - pode ser igual a dos ônibus ou mesmo mais barato. Outra possibilidade de trajeto pode ligar os bairros Mathias Velho e Rio Branco.

Crédito da notícia: Cris Weber por http://www.canoas.rs.gov.br em 12.4.2012

Nenhum comentário: