quarta-feira, 11 de abril de 2012

Sinaleira para pedestre será instalada na BR-116 em São Leopoldo


Uma sinaleira, desta vez especial para pedestres, vai voltar a regrar o trânsito na BR-116 junto ao semáforo que dava acesso à Unisinos, no quilômetro 250. Após a inauguração do viaduto da universidade, em 31 de janeiro, o sinal permaneceu ativado por 23 dias e, atualmente, está em amarelo intermitente, alertando aos motoristas que redobrem a atenção pois no local atravessam pedestres. O acesso lateral está fechado com guard rail, que oferece um vão para a passagem de pessoas.

Segundo previsão do supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Carlos Adalberto Pitta, o novo dispositivo deve chegar para o Dnit ainda hoje. “Se for assim, acredito que domingo ele já esteja funcionando”, prevê. Quem vai comandar a sinaleira será o próprio pedestre, que deverá apertar o botão que aciona o sinal vermelho para o motorista parar. O pedestre terá 50 segundos para fazer a travessia. O botão que indica a travessia segura poderá ser acionado a cada quatro minutos. Para chamar a atenção dos motoristas e indicar a localização do semáforo, os dois sentidos da rodovia vão ganhar um total de 12 placas, seis de cada lado, instaladas 500 metros antes da sinaleira.

Obra de passarela à espera de licitação

Desde que o viaduto foi inaugurado, os pedestres têm a opção de fazer uso da calçada construída no entorno do viaduto para uma travessia segura. “Já cruzei a pé a calçada do viaduto duas vezes, mas é muito longe”, afirma a diarista Roberta da Silveira, 36 anos. Do ponto em que está a sinaleira até o início da calçada do viaduto, no sentido capital-interior, são 300 metros. Segundo o presidente da Associação de Moradores do bairro São João Batista, Luis da Silva, os carros não respeitam o amarelo piscante e abusam da velocidade ao cruzarem pelo local. “Este é um bairro residencial, com uma escola de cada lado da rodovia, onde cerca de 250 pessoas cruzam todos os dias”, observa. A sinaleira deve ficar ativa até a construção da passarela para a comunidade do bairro. Pitta acredita que a licitação para a obra pode sair no final deste mês. “Se tudo correr dentro do prazo, o início da obra, que leva cerca de oito meses para ser concluída, deve ser no início do segundo semestre.”

Jornal Vale do sinos em 11.4.2012

Nenhum comentário: