terça-feira, 15 de maio de 2012
Aeromóvel ligando estação Trensurb ao Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre
Trata-se da construção das duas estações de integração do sistema Aeromovel, sendo uma junto à Estação Aeroporto da Trensurb, e a outra junto ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. A Estação Trensurb se trata de um aumento da estação de trens existente (estação Aeroporto da Trensurb), e a estação Infraero se localiza dentro da área do aeroporto Internacioanal Salgado Filho, isolada do terminal existente.
Os projetos foram concebidos em estrutura independente da via elevada do veículo. De modo a reduzir os impactos e agilizar as obras com o mínimo de interferência no terreno, a infra e a meso estrutura das estações se desenvolvem em concreto moldado in loco (blocos de fundação) e concreto pré moldado (pilares e lajes da plataforma). A estrutura de fixação da cobertura e fechamentos laterais será em aço.
As estações serão suspensas. Na Estação Trensurb, o acesso se dará através da área paga da estação existente, no pavimento superior. Na Estação Infraero, o acesso acontece através da via elevada existente, que dá acesso ao segundo pavimento do aeroporto (nível de embarque de passageiros). Estes acessos ocorrerão através de portas automáticas com sensores de presença. Nos dois casos, os passageiros poderão acessar as plataformas e os veículos em nível ou através de rampa, sem que hajam degraus ou outros obstáculos em sua trajetória. No caso do acesso aos veículos, este se dará através de portas de plataforma (PSD), sincronizadas com as portas dos mesmos.
As estações serão implantadas sobre um sistema de pilares e vigas de concreto, dispostos ao lado da via elevada do veículo, onde se apóiam lajes de concreto que compõem as plataformas, fechadas e climatizadas, projetadas em balanço para evitar interferências com o entorno. As coberturas das plataformas, estruturadas em aço, em ambas as estações, se projetam em balanço sobre a via elevada, de forma a proteger o usuário das intempéries no momento em que este acessar o veículo.
No nível térreo das estações, ao nível da rua e abaixo da via elevada, serão implantados os Grupos Moto-propulsores (GMP), Salas de Controle e Subestações Transformadoras. Ambas as plataformas serão climatizadas artificialmente através de sistema de ar condicionado central, cujas máquinas se localizarão, também, no pavimento térreo, com acessos independentes.
A Estação Infraero contará com uma área de apoio junto à plataforma, onde se localizam o sanitário de serviço e as máquinas de bilhetagem eletrônica. A área de embarque de passageiros nesta estação contará com cancelas de acesso (bloqueios). No caso da Estação Trensurb, os bloqueios ocorrerão através das cancelas já existentes na estação de trens.
Respeito ao meio ambiente e trânsito mais livre
O Aeromovel é um meio de transporte moderno, que atende totalmente as legislações ambientais vigentes. Tem baixo consumo de energia, utilizando uma tecnologia “limpa”, com motores elétricos e sem a emissão de poluentes gasosos.
Os veículos utilizados são totalmente automatizados, sem condutores a bordo, e trafegam por vias exclusivas. Seus motores, dispostos em casas de máquinas acusticamente isoladas, não provocam poluição sonora.
As estruturas elevadas e menos robustas, com design moderno, minimizarão o impacto visual da obra na rodovia, embelezando e conferindo mais modernidade à capital gaúcha.
Por http://www.archdaily.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário