segunda-feira, 21 de maio de 2012
Deputados da região estão empenhados pelo Aeroporto 20 de Setembro
A partir de agora, o projeto de criação do Aeroporto Internacional 20 de Setembro ganha mais um importante reforço. Em reunião realizada na sede do Grupo Sinos na manhã desta sexta-feira, nove deputados da região, dois federais e sete estaduais, que representam cinco bancadas, comprometeram-se em dar apoio à construção do novo espaço aéreo. Outra novidade é que foi sugerido criar um Comitê, a fim de buscar maior representatividade junto à sociedade.
As propostas dos sete deputados estaduais é que cada um apresente o projeto do 20 de Setembro para os colegas de partido. De acordo com os parlamentares, a ideia de levar adiante a construção do Aeroporto 20 de Setembro tem tido sucesso porque não há disputa política, mas o foco se concentra no desenvolvimento do Estado. No entanto, todos foram unânimes em afirmar que é preciso criar uma agenda política sobre o tema para, assim, pressionar as autoridades competentes.
Um dos temas discutidos no encontro foi sobre a procedência dos recursos que irão fazer do novo aeroporto realidade. Cabe ao governo federal definir se a obra será realizado com recursos públicos, por meio de uma Parceria Público Privada, ou se será uma concessão. Segundo os deputados, já existem grupos de empresas privadas interessadas em construir o aeroporto.
Extensão da BR-448
O grupo também conversou sobre o projeto de extensão da BR-448, considerada fundamental para garantir o acesso até ao aeroporto. A estrada deve partir da BR-386, passando pela RS-240 até a RS-239, em Novo Hamburgo.
O objetivo da bancada gaúcha é que até o final deste ano o termo de referência para os estudos de viabilidade estejam concluídos. O projeto já foi incluído na Lei de Diretrizes Orçamentárias da União (LDO) e o próximo passo é incluir a proposta no orçamento. O primeiro trecho da 448 deve ficar pronto até o fim de 2013.
O encontro teve a presença dos deputados federais Renato Molling e Ronaldo Zulke, dos estaduais João Fischer (Fixinha), Nelsinho Metalúrgico, Ana Affonso, Lucas Redecker, Giovani Feltes, Jurandir Maciel e Luis Lauermann, do coordenador do Grupo de Estudos e presidente do Conselho de Acionistas do Grupo Sinos, Mario Gusmão, o presidente da Diretoria Executiva do Grupo Sinos, Fernando Alberto Gusmão, e o diretor de Relações com a Comunidade do Jornal NH, Miguel Schmitz, e do diretor de Relações Institucionais da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI), Marco Aurélio Kirsch.
SAIBA MAIS
O Aeroporto Internacional 20 de Setembro deverá ser instalado em uma área de 2,5 mil hectares, no limite entre Nova Santa Rita e Portão. O terreno já foi vistoriado pelo Departamento Aeroportuário (DAP) da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística e foi declarado de utilidade pública pelos dois municípios.
O espaço é seis vezes maior que a área ocupada hoje pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho. O local está a 25 quilômetros do marco zero de Porto Alegre, com fácil acesso pela BR-386, RS-240, BR-116 e a BR-448.
Conforme a Infraero, o Salgado Filho a partir de 2017 não deverá mais suportar a demanda. O novo aeroporto estará mais próximo e com acesso mais fácil que o Salgado Filho para as regiões da Serra e Vale do Sinos, grandes centros industriais do Rio Grande do Sul, e ainda mais próximo para todo o Centro e Norte do Estado.
Por Jornal Diário de Canoas em 19.5.2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário