quarta-feira, 9 de maio de 2012
Ciclofaixa da Icaraí será entregue nesta quinta-feira em Porto Alegre
Quem anda de bicicleta em Porto Alegre terá mais uma via exclusiva para seus deslocamentos: a ciclofaixa da avenida Icaraí. A partir das 14h desta quinta-feira, 10, o prefeito José Fortunati, o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, e outras autoridades do município e representantes da comunidade entregarão a primeira ciclofaixa da cidade à população.
O trecho, de conformidade aos padrões do Plano Diretor Cicloviário, tem 1,7km de extensão, entre as avenidas Wenceslau Escobar e Chuí, na Zona Sul, fica no lado direito do sentido bairro-Centro Histórico. junto ao meio-fio e separada por tachões. “Iniciar a implantação de ciclovias era um sonho dos porto-alegrenses, que estamos conseguindo realizar. Nunca se teve tantos espaços prontos e tentos planejados para iniciar. Com isso, esperamos modificar a cultura e tornar a bicicleta uma alternativa para os deslocamentos das pessoas”, afirmou Cappellari.
Como é a primeira ciclofaixa implantada na Capital, a EPTC distribuiu panfletos aos moradores e visitou os comerciantes da Icaraí para tirar dúvidas. A principal delas foi em relação ao tráfego de veículos automotores. “Mesmo com a implantação da ciclofaixa, o número de faixas seguirá o mesmo, assim como as vagas para estacionamento ao longo da avenida. Em alguns trechos, onde há permissão de embarque e desembarque, carga e descarga ou pontos de parada de ônibus, a ciclofaixa é interrompida e os ciclistas deverão aguardar as ações dos condutores”, explicou Cappellari.
Dicas e orientações para motoristas, pedestres e ciclistas que circularão nas imediações e na ciclofaixa da Icaraí:
*A ciclofaixa é junto ao meio-fio. *Nos locais onde é permitido o estacionamento, este será demarcado à esquerda da ciclofaixa.
*Existe sinalização específica para paradas de ônibus, locais de embarque e desembarque e de carga e descarga.
*Nos cruzamentos, a preferência é do ciclista. O motorista que desejar converter à direita deve ter consciência de que a velocidade do ciclista é superior à do pedestre, devendo redobrar a atenção.
*O ciclista deve trafegar apenas na mão correta, usando no sentido Centro-bairro a pista contrária ou a ciclovia da Diário de Notícias.
*Nos cruzamentos o semáforo deve ser respeitado. A preferência é do pedestre onde não há semáforo.
*Nos semáforos onde há conversão à direita, quando o sinal abrir, os ciclistas têm a preferência, por isso os motoristas que pretendem fazer a conversão devem aguardar que todos os ciclistas passem.
*Foi criado um “box” para o ciclista aguardar a abertura do sinal à frente dos automóveis.
Por http://portoimagem.wordpress.com em 08.5.2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário