quarta-feira, 2 de maio de 2012
Vereadores falam sobre a chegada do Trensurb em Novo Hamburgo
De hoje até o dia 15 de maio, o Jornal NH apresenta uma série especial de matérias produzidas com os vereadores de Novo Hamburgo com análises sobre o futuro da cidade após a chegada do trem. Os representantes do Legislativo abordam as mudanças no transporte, na mobilidade urbana e os impactos no comércio do Município. O primeiro a ser entrevistado é o presidente da Câmara de Vereadores, Betinho Koch (PT), que aponta os rumos no desenvolvimento da cidade com esse novo transporte de massa.
Os demais representantes do Legislativo também exporão suas posições acerca do tema, um a um, por ordem alfabética, nos próximos 14 dias. Além disso, os leitores poderão conferir no site do Jornal NH os vídeos produzidos com os vereadores defendendo suas opiniões sobre as mudanças na cidade. A previsão para o início das operações do trem no Município é até a metade de maio. A estação Santo Afonso será a primeira a receber os passageiros.
Reuniões para a ampliação
No dia 20, uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Campo Bom, com representantes da comunidade e autoridades da região, discutiu a ampliação da linha do trem até Sapiranga, passando por Campo Bom. A proposta foi envolver os municípios do Vale do Sinos e deputados a fim de elaborar um projeto para realizar a construção da linha, cujo projeto de viabilidade técnica deve custar R$ 2,5 milhões.
Passo a frente
Para o presidente da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, Betinho Koch (PT), o trem integra um pensamento no futuro do Município para os próximos 50 anos. “A cidade tem que ser pensada para o futuro, como é o caso do trem, da Fenac, do Distrito Industrial. Isso é um passo a frente no nosso desenvolvimento. Sem contar que o trem é um transporte que vai facilitar a vida de quem trabalha e de quem estuda, que não precisará ficar refém apenas dos ônibus”, destaca Betinho. Segundo ele, esses fatores permitem um crescimento e desenvolvimento amplo para a cidade de Novo Hamburgo, que terá melhorias também no saneamento.
Verbas para renovação da frota
Desde 2011 negociando com o governo federal a liberação de recursos para compra de novos trens, a Trensurb anunciou em março que aguarda apenas a liberação do repasse. A proposta prevê a compra de dez novos trens, todos com ar-condicionado. A expectativa é que em 2014 eles estejam em circulação. A frota atual possui 25 composições de quatro carros, com 27 anos de uso, que deverá receber melhorias.
Por Jornal Diário de Canoas em 02.5.2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário