quarta-feira, 23 de maio de 2012
Mais de cinco mil usuários utilizaram o trem no primeiro dia até NH
O relógio digital da plataforma de embarque na Estação Santo Afonso marcava 10h08 de ontem quando seis vagões encostaram e foram recepcionados pelos passageiros com gritos e salva de palmas. Cerca de 15 minutos antes, o servidor público aposentado Valdir Teixeira, 78 anos, embarcou na Estação São Leopoldo acompanhado da comerciante aposentada Helga Dullius Teixeira, 84. O casal reviveu um passeio feito há décadas. “Morava em Porto Alegre e cheguei a andar de trem lá. Imagino como era na época dos imigrantes”, conta Helga, que saiu cerca de 30 minutos antes de casa, sem esquecer de caprichar no visual. A ocasião mereceu até o batom. A movimentação marcou o início das operações experimentais da extensão de trem de São Leopoldo até Novo Hamburgo. A inauguração oficial ainda depende de uma confirmação do Palácio do Planalto. A concessionária pretende contar com a presidente Dilma Rousseff. No primeiro dia, circularam 5.422 pessoas nas novas estações – 1.977 na Rio dos Sinos e 3.445 na Santo Afonso.
Os horários
O intervalo entre os trens é de 10 minutos
1º trem da Estação Mercado até Santo Afonso: 9h11
1º trem da Estação Santo Afonso até Estação Mercado: 10h06
Último horário da Estação Mercado até Santo Afonso: 15h11
Último horário da Estação Santo Afonso até Mercado: 16h06
* Quem embarcar nas Estações Santo Afonso e Rio dos Sinos não paga até que seja definida a inauguração.
Vêm mais obras aí
Além das estações, as obras complementares feitas pelo Consórcio Nova Via incluem a reurbanização dos entornos com drenagem pluvial, saneamento, pavimentação de ruas e calçadas. O trajeto também foi contemplado com a construção de uma ponte rodoviária sobre o Rio dos Sinos. O projeto ainda prevê melhorias no Arroio Luiz Rau e o reassentamento de 730 famílias.
46 min até a Capital
A primeira etapa da expansão da linha de trem de São Leopoldo a Novo Hamburgo tem cerca de 4,9 quilômetros.
O trajeto da Estação Mercado, em Porto Alegre, até a Estação Santo Afonso levará aproximadamente 46 minutos.
A previsão da Trensurb é agregar pelo menos 6 mil usuários diários ao sistema metroviário após começarem as operações comerciais.
Todo o trecho é estruturado em via elevada e comportará outras três estações: Industrial, Fenac e Novo Hamburgo.
Um dia histórico
Em 31 de outubro de 1983 o Jornal NH mostrava a luta para trazer o trem até Novo Hamburgo. A cidade ficou 45 anos, cinco meses e 22 dias sem que um vagão ou locomotiva percorresse os trilhos. A longa espera terminou ontem. O historiador Germano Moehlecke relata no livro Estrada de Ferro – Contribuição para a História da Primeira Ferrovia do Rio Grande do Sul, que o tráfego foi suprimido no trecho do Rio dos Sinos a Novo Hamburgo no dia 31 de dezembro de 1966.
Por Jornal Diário de Canoas em 23.5.2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário