quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mais de cinco mil usuários utilizaram o trem no primeiro dia até NH

O relógio digital da plataforma de embarque na Estação Santo Afonso marcava 10h08 de ontem quando seis vagões encostaram e foram recepcionados pelos passageiros com gritos e salva de palmas. Cerca de 15 minutos antes, o servidor público aposentado Valdir Teixeira, 78 anos, embarcou na Estação São Leopoldo acompanhado da comerciante aposentada Helga Dullius Teixeira, 84. O casal reviveu um passeio feito há décadas. “Morava em Porto Alegre e cheguei a andar de trem lá. Imagino como era na época dos imigrantes”, conta Helga, que saiu cerca de 30 minutos antes de casa, sem esquecer de caprichar no visual. A ocasião mereceu até o batom. A movimentação marcou o início das operações experimentais da extensão de trem de São Leopoldo até Novo Hamburgo. A inauguração oficial ainda depende de uma confirmação do Palácio do Planalto. A concessionária pretende contar com a presidente Dilma Rousseff. No primeiro dia, circularam 5.422 pessoas nas novas estações – 1.977 na Rio dos Sinos e 3.445 na Santo Afonso. Os horários O intervalo entre os trens é de 10 minutos 1º trem da Estação Mercado até Santo Afonso: 9h11 1º trem da Estação Santo Afonso até Estação Mercado: 10h06 Último horário da Estação Mercado até Santo Afonso: 15h11 Último horário da Estação Santo Afonso até Mercado: 16h06 * Quem embarcar nas Estações Santo Afonso e Rio dos Sinos não paga até que seja definida a inauguração. Vêm mais obras aí Além das estações, as obras complementares feitas pelo Consórcio Nova Via incluem a reurbanização dos entornos com drenagem pluvial, saneamento, pavimentação de ruas e calçadas. O trajeto também foi contemplado com a construção de uma ponte rodoviária sobre o Rio dos Sinos. O projeto ainda prevê melhorias no Arroio Luiz Rau e o reassentamento de 730 famílias. 46 min até a Capital A primeira etapa da expansão da linha de trem de São Leopoldo a Novo Hamburgo tem cerca de 4,9 quilômetros. O trajeto da Estação Mercado, em Porto Alegre, até a Estação Santo Afonso levará aproximadamente 46 minutos. A previsão da Trensurb é agregar pelo menos 6 mil usuários diários ao sistema metroviário após começarem as operações comerciais. Todo o trecho é estruturado em via elevada e comportará outras três estações: Industrial, Fenac e Novo Hamburgo. Um dia histórico Em 31 de outubro de 1983 o Jornal NH mostrava a luta para trazer o trem até Novo Hamburgo. A cidade ficou 45 anos, cinco meses e 22 dias sem que um vagão ou locomotiva percorresse os trilhos. A longa espera terminou ontem. O historiador Germano Moehlecke relata no livro Estrada de Ferro – Contribuição para a História da Primeira Ferrovia do Rio Grande do Sul, que o tráfego foi suprimido no trecho do Rio dos Sinos a Novo Hamburgo no dia 31 de dezembro de 1966. Por Jornal Diário de Canoas em 23.5.2012

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