terça-feira, 8 de maio de 2012
Terraplenagem desenha o traçado da Rodovia do Parque
Junho 2010
Ao visualizar imagens aéreas da construção da BR-448 (fotos) é possível constatar que os serviços de terraplenagem já deram forma ao traçado da nova estrada. A argila dia-a-dia desenha a Rodovia do Parque, que já está 55% executada, incluindo serviços relacionados às pontes e viadutos. Este índice é calculado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) com base nos dados financeiros do mês de fevereiro.
Boa parte da BR-448 passa por terreno alagadiço e, por isso, os serviços, que no futuro não poderão ser vistos pelos milhares de usuários da rodovia (colchão drenante e aterro) são fundamentais. Os números chamam atenção. Somente de argila serão quase sete milhões de metros cúbicos. Este volume equivale a 490 mil caminhões caçamba carregados. Ainda serão utilizados aproximadamente 2,1 milhões m3 de areia.
Do volume para a terraplenagem da BR-448 o Lote 1 - com 9,14 quilômetros, entre Sapucaia do Sul e a BR-386, em Canoas - é o que mais utilizará material. São 3,2 milhões m3de argila e quase 960 mil m3 de areia. No Lote 2 (entre a BR-386 e o bairro Mato Grande, em Canoas, totalizando 5,3 quilômetros de extensão) serão consumidos cerca de 2,5 milhões m3 de argila e 580 mil m3 de areia. Já o Lote 3 (entre o bairro Mato Grande e a Freeway) utilizará pouco mais de um milhão m3 de argila e 570 mil m3 de areia.
Após pouco mais de dois anos de obras, a paisagem já é outra por onde passa a BR-448. Os serviços de terraplenagem avançam e o solo alagadiço dá lugar à estrada. Nos Lotes 1 e 2 os trabalhos estão bem adiantados com aproximadamente 75% da argila projetada para ambos os trechos já colocada. No Lote 3, em função da liberação de áreas ocupadas irregularmente os trabalhos ganharam velocidade no final do ano passado, quando começou o reassentamento de 599 famílias. No trecho de 7,9 quilômetros foi utilizada cerca de 30% da argila projetada para o segmento.
Novembro 2011
Por http://www.br448rodoviadoparque.com.br em 08.5.2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário