Dois meses e meio após o começo da operação comercial, o Aeromóvel doAeroporto Salgado Filho transporta menos da metade dos passageiros projetados. A média atual, em dia útil, é de cerca de 3 mil passageiros. Quando foi autorizada a obra, a intenção era mais ousada. Transportar até 7,7 mil pessoas por dia.
A Trensurb tem gasto mais com a utilização desse meio de transporte. O custo de energia elétrica aumentou em R$ 14 mil por mês. Segundo a empresa, os demais custos de manutenção e de pessoal não podem ser estimados, por enquanto, pois as equipes ainda estão sendo formadas e parte da manutenção está sendo feita dentro do prazo de garantia de implantação do sistema.
A passagem do aeromóvel é gratuita, desde que o usuário pague pela passagem de trem. Ele se paga com o aumento na demanda no sistema. Porém, a Trensurb informa que ainda não há uma avaliação de quantos usuários foram agregados ao metrô em função do aeromóvel – o que dependeria da realização de uma pesquisa específica que ainda não foi realizada.
O investimento total foi de R$ 38 milhões, quase R$ 10 milhões a mais do que o previsto. O contrato com as empresas vencedoras da licitação foi assinado em setembro de 2010. Na ocasião, a Trensurb tinha expectativa de que entrasse em operação no segundo semestre do ano seguinte. Porém, a obra só começou em junho de 2011.
O diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, acredita que, em breve, o número de passageiros transportados chegará a quatro mil por dia. Com o atual preço da passagem, a estimativa é que o investimento se pague em 15 anos. Sobre o custo mais elevado para realizar a obra, Kasper informa que os valores projetados para construção das estações eram inferiores ao praticado no mercado. Também houve a necessidade de remover redes de energia e de água, que não estavam previstos em projeto.
Somente em dez de agosto de 2013 o aeromóvel começou a operar, em fase de testes, sem cobrança de passagem. Três meses depois, o horário foi ampliado. Mas, somente em maio de 2014, o veículo passou a operar durante o horário de funcionamento dos trens e em todos os dias.
A linha que faz a conexão da Estação Aeroporto do metrô ao Terminal 1 do Salgado Filho tem um trajeto de 814 metros que é percorrido em dois minutos.
Dados gerais:
Extensão: 998 metros em via elevada.
Terminais: dois (um na Estação Aeroporto da Trensurb, outro no Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho).
Veículos: dois (um com capacidade para 150 passageiros e outro para 300).
Tempo estimado do percurso total: 90 segundos.
Investimento estimado: R$ 29,8 milhões.
Investimento final: R$ 38 milhões.
Demanda prevista do sistema: 7.756 passageiros por dia.
Movimento atual: 3 mil passageiros por dia
Execução das obras: Aeromovel Brasil S.A., Premold S.A., T’Trans e Rumo Engenharia Ltda.
Extensão: 998 metros em via elevada.
Terminais: dois (um na Estação Aeroporto da Trensurb, outro no Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho).
Veículos: dois (um com capacidade para 150 passageiros e outro para 300).
Tempo estimado do percurso total: 90 segundos.
Investimento estimado: R$ 29,8 milhões.
Investimento final: R$ 38 milhões.
Demanda prevista do sistema: 7.756 passageiros por dia.
Movimento atual: 3 mil passageiros por dia
Execução das obras: Aeromovel Brasil S.A., Premold S.A., T’Trans e Rumo Engenharia Ltda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário