Desde novembro de 2010, duas motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestam atendimentos em Canoas, especialmente a vítimas de acidentes de trânsito e de paradas cardiorrespiratórias. Esses veículos - um para atendimento clínico e outro para traumatológico - participam de, aproximadamente, 60% das ocorrências do Samu em Canoas.
As motolâncias ficam disponíveis das 8h às 20h. Os técnicos de enfermagem, habilitados para pilotar moto, carregam equipamentos para prestar os primeiros socorros aos pacientes. No início da manhã e no final da tarde, permanecem em um ponto estratégico da BR-116 para facilitar o deslocamento.
O ganho de tempo é de seis minutos, em média
O objetivo é chegar mais rápido ao local de acidente ou de ocorrência grave. Em seguida, vem uma ambulância do Samu para concluir o atendimento e conduzir o paciente ao hospital, se necessário.
Parceria
O serviço prestado pelas motolâncias é uma parceria da Secretaria Municipal da Saúde com o Ministério da Saúde e o Governo do Estado. Elas completam o atual quadro do Samu na cidade, que conta atualmente, com 86 profissionais da saúde, dois de higienização e um administrativo, além de seis ambulâncias.
Números do Samu
-Janeiro a abril de 2014
-4.014 atendimentos
-Média é de 33 por dia
-Para acionar: telefone 192
-4.014 atendimentos
-Média é de 33 por dia
-Para acionar: telefone 192
Por http://www.canoas.rs.gov.br em 07.7.2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário