sexta-feira, 11 de julho de 2014

PROGRAMA FUTURO USUÁRIO TRAZ ESTUDANTES HAMBURGUENSES À TRENSURB

Duas turmas de ensino fundamental da escola Nilo Peçanha, de Novo Hamburgo, conheceram a sede da empresa nesta quinta-feira (10).

Nos períodos da manhã e tarde de hoje (10), mais 44 estudantes do ensino fundamental tiveram a oportunidade de conhecer a sede da Trensurb e o funcionamento do metrô. Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nilo Peçanha, de Novo Hamburgo, conheceram o pátio da empresa, o Setor de Oficina e o Centro de Controle Operacional. As atividades, que duram cerca de duas horas, fazem parte do Programa Futuro Usuário, que busca transmitir conhecimentos sociais e também ambientais às crianças, de maneira que eles passem adiante instruções de segurança ao utilizar o metrô, bem como de preservação ao meio ambiente.

Para o professor da escola, Carlos Santarém, que acompanhou os alunos nos dois períodos, o Programa Futuro Usuário é uma excelente ideia capaz de criar um senso de utilização correta do trem desde a infância. “A partir daí, eles desenvolvem uma responsabilidade também em outros meios públicos de transporte”, explica. A jovem estudante Isadora Merola, de 10 anos, participou da atividade à tarde pela primeira vez. “Gostei muito do passeio”, diz. Sua colega Júlia Reginatto dos Santos, de 11 anos, também conheceu a empresa. Ela andou de trem apenas três vezes e deseja conhecer o aeromóvel. “Deve ser muito legal poder ver tudo de cima”, afirma. Os colegas José da Silva Júnior e Pedro Scherer gostaram da visita. Pedro preferiu o Centro de Controle Operacional, enquanto que, para José, o mais importante das atividades é a possibilidade de conhecer melhor o funcionamento da empresa e dos trens.

Mais sobre o Programa Futuro Usuário

Existente desde 1984 - um ano antes de início da operação comercial da Trensurb –, o Programa Futuro Usuário já acompanhou mais de 200 mil alunos, buscando sensibilizá-los e orientá-los para o uso correto do sistema metroviário, a fim de contribuir na formação dos futuros usuários do trem. Eles visitam a empresa e recebem todas as informações necessárias para a realização de uma viagem segura, além de dicas sobre cuidados para preservar o metrô e suas estações. Escolas interessadas no agendamento de visitas podem fazê-lo com o Setor de Responsabilidade Socioambiental da Trensurb através do telefone (51) 3363-8186.

Foto: Marco Prass/Trensurb
Por http//www.trensurb.gov.br em 10.7.2014

Nenhum comentário: