terça-feira, 1 de julho de 2014

TRENSURB FIRMA NOVO CONTRATO DE MANUTENÇÃO DA FROTA DE TRENS SÉRIE 100

Subsidiária brasileira da fabricante de trens espanhola CAF venceu certame licitatório. Contrato com duração de cinco anos foi assinado hoje (27) na sede da Trensurb.
Nesta sexta-feira (27), a Trensurb assinou um novo contrato de manutenção dos 25 trens série 100 da empresa metroviária – que compõem a frota original do metrô gaúcho –, bem como do maquinário e equipamentos auxiliares. A CAF Brasil Indústria e Comércio S.A., subsidiária da fabricante de trens espanhola, será responsável pela manutenção leve, pesada, preventiva e corretiva dos trens unidade elétrica (TUEs) série 100 e de todo o maquinário e equipamentos que compõem o pátio de manutenção de trens da Trensurb. O contrato tem duração de cinco anos e valor global de R$ 79,7 milhões – cerca de R$ 20 milhões a menos que o valor de referência orçado inicialmente.

“Os trens da nossa frota atual são duráveis, robustos e estão próximos da metade de sua vida útil. Tenho certeza que o trabalho da CAF vai permitir que eles continuem rodando com qualidade e confiabilidade por esses próximos cinco anos”, afirma o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper.


Segundo o gerente de Manutenção da empresa metroviária, André Rainys, a contratação representa um avanço em termos de qualidade na manutenção da frota de TUEs e dos equipamentos, além de gerar economia em termos financeiro para a empresa: “Anteriormente, tínhamos empresas diferentes atuando na manutenção em geral da frota. O novo modelo de contratação possui um custo relativamente modesto para a Trensurb por integrar as funções de manutenção à CAF, que, por sua experiência no mercado metroferroviário, deverá prestar um serviço de excelente qualidade”.


A previsão é que no dia 3 de julho cheguem técnicos e supervisores da CAF à empresa gaúcha e a formação do corpo técnico seja concluída ao longo das duas semanas seguintes. Rainys explica, ainda, que um novo edital deverá ser lançado para compreender a manutenção dos 15 novos trens, série 200, da Trensurb, em processo de fabricação e testes.


Foto: Júlia Soares/Trensurb por www.trensurb.gov.br em 27.6.2014

Nenhum comentário: