quarta-feira, 2 de julho de 2014

TRENSURB RECEBE SEGUNDO NOVO TREM

Enquanto testes da primeira nova composição são essencialmente do material rodante, os do veículo recém-chegado serão concentrados nos sistemas de sinalização e segurança.
Na manhã desta segunda-feira (16), os quatro caminhões que transportavam cada um dos carros do segundo novo trem da Trensurb, vindos de São Paulo, chegaram ao pátio da empresa. Assim como no caso do primeiro dos 15 novos trens, cada carro será içado por uma ponte rolante, colocado sobre os trilhos dentro da oficina e preparado para o início dos trabalhos de acoplamento. Devido a um problema no equipamento de içamento, somente amanhã as quatro partes da composição devem ser descarregadas nos trilhos para serem acopladas e preparadas para o início dos testes. A partir daí, por um período de dois dias, deve acontecer o acoplamento mecânico e elétrico dos carros.Iniciam-se, então, os testes estáticos, ainda dentro da oficina, para que sejam analisadas as funcionalidades de todos os sistemas e subsistemas elétricos do trem, o que deve durar cerca de duas semanas.

Depois disso, começam a ser realizados testes dinâmicos, inicialmente apenas dentro do pátio da empresa, com deslocamento em baixa velocidade e, posteriormente, o novo trem passa a circular na via, sem passageiros, num trecho do elevado em Novo Hamburgo. Enquanto que os testes da primeira nova composição são principalmente de material rodante – do próprio veículo, seu comportamento, funcionalidades e componentes -, os testes do trem recém-chegado são de sinalização e segurança – concentrados na interface entre o veículo e os sistemas da linha metroviária da Trensurb. Por isso, ele deve circular pela via por aproximadamente 15 dias, passar 30 dias parado para os testes e ajustes de sistemas e depois rodar por outros 15 dias.

A fase seguinte será de testes com dois trens acoplados e, depois disso, ocorre o treinamento dos operadores a fim de possibilitar que os primeiros novos veículos comecem a funcionar comercialmente e transportar passageiros. A previsão inicial – caso os testes ocorram sem contratempos e não haja necessidade de grandes ajustes e intervenções – é que as duas primeiras novas composições estejam disponíveis para operação comercial no mês de outubro. Antes disso, quando houver condições técnicas e de segurança, será agendada uma viagem especial para membros da imprensa em um dos novos trens.

Os parâmetros funcionais, operacionais e de segurança obtidos através dos testes dos dois primeiros trens serão aplicados aos demais veículos, fazendo com que o período de testes seja mais curto para eles. Até janeiro de 2015, todos os 15 trens serão recebidos pela Trensurb com intervalos de 15 a 20 dias entre cada entrega.

Alterações na operação

Com a realização dos testes da primeira nova composição já em curso e a necessidade de interrupção de uma das vias nos dias úteis, a partir das 21h, um único trem irá transportar passageiros, circulando de forma pendular – utilizando a mesma via para ir e voltar – entre as estações Santo Afonso e Novo Hamburgo. Dessa forma, a partir desse horário, os usuários que desejarem seguir em direção ao norte após a Estação Santo Afonso deverão fazer a transferência para outro trem no local, a fim de prosseguir até as estações Industrial, Fenac ou Novo Hamburgo. No sentido contrário, o usuário embarca em uma dessas três estações, vai até Santo Afonso e, se quiser seguir viagem para desembarcar em outra estação, deverá fazer a transferência para outro trem. As viagens de cada uma das extremidades do pêndulo – estações Santo Afonso e Novo Hamburgo – partem a cada 15 minutos.

Aos sábados, eventualmente, testes também podem ocorrer a partir das 21h, com a interrupção de uma das vias. No entanto, como os intervalos nas noites de sábado já são de pelo menos 15 minutos, a operação pendular e a transferência entre trens não serão necessárias. Testes semelhantes devem ser realizados regularmente pelo menos até janeiro de 2015, quando está prevista a chegada do 15º novo trem.

Os novos trens

As novas composições fornecidas pelo consórcio FrotaPoa, de quatro carros cada uma, terão gasto energético cerca de 30% inferior às atuais, sistema de ar condicionado automatizado, sistema de comunicação multimídia, iluminação interna com LED, sistemas de autodiagnóstico e monitoramento de falhas, além de possibilidade de acoplamento - tornando possível a operação de dois trens acoplados nos horários de pico, totalizando oito carros e dobrando a capacidade de transporte de cada viagem.

Considerando-se o reajuste anual previsto em contrato e o enquadramento do projeto no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI) – com consequente suspensão de recolhimento de PIS/PASEP e COFINS sobre o custo dos trens –, o valor do empreendimento é de R$ 242,6 milhões. Cada um dos 15 trens está orçado em R$ 14,7 milhões, enquanto os sobressalentes têm custo de R$ 22,1 milhões.

Foto: Marco Prass/Trensurb

Por http://www.trensurb.gov.br em 16.6.2014

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