Com 22,3 quilômetros, a BR-448 é considerada uma
estrada modesta do ponto de vista da extensão. Contudo,
ao se levar em consideração o montante de material
utilizado para construí-la, a Rodovia do Parque
transforma-se em um gigante de concreto e aço. São
ao todo 16 obras de arte especiais ao longo do seu
traçado. E para dar forma a viadutos, pontes, elevada e
passagem de nível estão sendo confeccionadas 61.894
unidades de vigas e pré-lajes. As peças pré-fabricadas
são produzidas ao lado da obra.
É nos últimos oito quilômetros da nova estrada federal
que está concentrada a maior parte desse volume.
Neste segmento são cinco OAEs que, juntas, somam
3.856 vigas e 47.231 pré-lajes. É preciso salientar que
para fabricar tantas peças pré-moldadas o consórcio
de empreiteiras responsável pela construção desse
trecho investiu em tecnologia. Três modelos de formas
metálicas foram concebidos especialmente para atender
às necessidades da BR-448. São peças que oferecem
desmolde ágil, variações de comprimento e de
altura, no caso de concretagem in loco. Por Infovias 24/10/2011.
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário