quinta-feira, 27 de outubro de 2011

BR-448: primeiras cinco famílias são instaladas na Vila de Passagem

Das 599 famílias que vivem na margem da futura BR-448, cinco foram realocadas hoje para a Vila de Passagem. O loteamento vai abrigar provisoriamente 100 famílias para que as obras da chamada Rodovia do Parque possam avançar. A meta prevista pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) para conclusão da estrada é na metade de 2013.
Com o caminhão carregado de malas, móveis e muitas expectativas, Marli de Carli Pedro foi a primeira moradora a chegar na nova casa. Ela e mais duas filhas, Tainara e Emily, foram recepcionadas pelo prefeito Jairo Jorge e pelo superintendente regional do Dnit, Vladimir Casa, quando receberam a chave da moradia. O sorriso no rosto de dona Nenê, como é conhecida, não escondia a satisfação de mudar de vida. "Estou feliz, se melhorar estraga. A gente alcançou o que queria, que é sair daquele lugar", confessou. A família ocupará dois módulos na Vila, já que um será destinado ao ateliê que Nenê, onde trabalha com mais 14 mulheres e de onde tira o sustento.
Amizade
Ainda no turno da manhã, outra chefe de família arrumava o novo lar. Cleide Regina Pinheiro ocupará a casa ao lado de dona Nenê, estreitando mais ainda os laços de amizade formados ainda no Dique do Canil, onde viviam. À tarde, outras três famílias fazem a mudança para a Vila de Passagem. A expectativa é de que, em até 40 dias, as 95 restantes sejam transferidas.
De acordo com o prefeito Jairo Jorge, a Vila servirá de moradia para essas famílias por um ano, tempo necessário para a construção de casas e apartamentos definitivos. O reassentamento é uma exigência legal e ambiental que está sendo cumprida pela Prefeitura. "Isso permite que a obra da Rodovia do Parque possa fluir com rapidez no próximo ano", garante.
Infraestrutura garantida
Neste período em que as famílias ficarão na Vila de Passagem, a Prefeitura disponibiliza água, luz e saneamento, além de segurança e acesso a escolas e serviços de saúde, gratuitamente. Ainda faz parte da estrutura um galpão para quem trabalha com reciclagem de lixo, baias para cavalos, biblioteca, auditório e uma brinquedoteca para crianças.
Compromisso
Junto das chaves, o prefeito entregou uma carta de compromisso com a garantia de que os moradores receberão a casa definitiva em breve. Conforme Jairo, "as primeiras famílias que chegaram na Vila de Passagem serão as primeiras a saírem para as moradias definitivas". A Prefeitura Municipal agora aguarda a liberação dos editais para a construção dos 256 apartamentos e 344 casas definitivas. A transferência para a Vila de Passagem permite às construtoras do lote 3 construir trecho de seis quilômetros da BR-448.
Crédito da notícia: Amanda Utzig Zulke site Prefeitura Canoas 27/10/2011

Um comentário:

Anônimo disse...

DE ACORDO COM ACONSTITUIÇAO DE 1988´´ SUA CASA EINVIOLAVEL ninquem pode nela penetrar sem seu consentimento ,salvo em caso de flagrante delito .prestar socorro.ou durante odia por determinaçao judicial.cendo e afirmando alei o queda o direito .ao DENIT E PREFEITURA DE CANOAS EMVADIREM CASAS DE FAMILIAS COM CRIANÇAS NO COLEGIO E PAIS que trabalham eu falei familia com 6 em uma familia foi ali que tudo comesou e foi ali que tudo terminou se axaram no direito de envadirem minha casa e de minha familia em quanto estavamos fora por motivo de reforma quando dei por conta nem reforma nem casa resumindo fiquei morando de favor na casa de minha mae isso tudo meda anostauxia e uma verconha eu ter acreditado em fausas promesas eu poderia ficar o dia enteiro procurando resposta pra uma atitude tao desumana .obrigado doutor prefeito;