terça-feira, 25 de outubro de 2011

Secretaria Habitação iniciará na quinta a mudança da área da BR-448

Cinco famílias da Vila Dique, na região da Praia de Paquetá, serão transferidas para a Vila de Passagem na quinta-feira, às 11 horas. Esse será o início da primeira etapa de reassentamento de quem mora em áreas onde passará a BR-448, a Rodovia do Parque, liberando o trecho para a construção da estrada. Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Joceane Gasparetto, ainda será definida essa semana quando as outras famílias serão retiradas.
“Essas estão em situação de risco, de 100 que precisamos retirar. Há outras 28 que têm indenização e negociam com o Dnit”, conta. Segundo Joceane, as primeiras 100 famílias ocuparão 137 módulos. A transferência das primeiras pessoas será acompanhada pelo prefeito e pelo superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Vladmir Casa.
NA EXPECTATIVA
Mauro Glitzenhirn, 39 anos, passou tranquilo o que acreditava ser o último final de semana em casa. “A gente não pode fazer nada, né. Então o negócio é ir. Mas é bom que daqui a pouco temos a casa da gente.” André Baum de Souza dizia temer que a transferência atrapalhasse o serviço de quem trabalha recolhendo material reciclável. “Estão dizendo que vão ‘trancar’ os cavalos.”
57% são recicladores
O maior desafio, na visão da secretária Joceane Gasparetto, será a adaptação do trabalho dos recicladores, que representam 57% dos reassentados dentro da Vila. “Eles têm a cultura de reciclar por conta. Agora será o trabalho fundamental da secretaria de Meio Ambiente convencer essas pessoas para atuar em conjunto. A Prefeitura está disposta inclusive a levar os resíduos”, explica. A Vila de Passagem terá também uma baia para 40 cavalos, que deve receber 29 animais nessa primeira etapa. Outra questão delicada é o transporte escolar para 40 crianças. “Não podemos transferir de colégio no final do ano, comentou Joceane.” Por Jornal Diário de Canoas 25/10/2011.

Nenhum comentário: