sexta-feira, 23 de março de 2012

BR-116 tem trechos com muita escuridão em Canoas

De uma ponta a outra da BR-116 em Canoas, a reportagem contabilizou 72 lâmpadas queimadas na última semana. Em 26 postes, os dois pontos de luz estavam desligados. O problema pode parecer pequeno se considerada a quantidade de 444 lâmpadas em todo o trecho canoense da rodovia. Mas o que chama a atenção é a concentração de equipamentos sem funcionamento no bairro Niterói. Ali, chega a ter seis postes apagados em sequência.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informa que já marcou as lâmpadas que precisam ser substituídas. A troca será feita pela empresa Mercúrio. A equipe também fará a revisão de toda a linha de energia do sistema de iluminação da BR-116 para verificar se há outras falhas. Segundo o secretário Marco Rosa, o serviço está programado para a tarde deste sábado ou domingo, em horário de menor movimento, desde que não chova. “Dependemos da autorização da Polícia Rodoviária Federal (PRF)”, observa. Este tipo manutenção acontece desde 2010, quando o Município revitalizou os 222 postes da BR-116. “A iluminação no trecho de Canoas é só pela Prefeitura”, relembra o supervisor regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Carlos Adalberto Pitta.

Investimento em segurança

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Marco Rosa, o investimento global na manutenção da iluminação pública em Canoas foi de 3,3 milhões de reais em 2011 e incluiu a BR-116, conforme a necessidade. Além da substituição de lâmpadas, opera a eficientização (troca de todo o equipamento danificado).

O inspetor da Seção de Policiamento e Fiscalização da PRF Leandro Maciel avalia que o investimento em iluminação na rodovia gera grandes resultados em segurança. “O motorista consegue detectar uma pedra, objeto ou animal de uma distância maior e adotar medida preventiva.”

Redução de 50% de vítimas

Além de Canoas, as prefeituras de São Leopoldo e de Novo Hamburgo implantaram projetos de iluminação na BR-116. Ainda carentes deste investimento, encontram-se os trechos de Esteio e de Sapucaia, aponta o inspetor da PRF Leandro Maciel. “A rodovia iluminada diminui a fatalidade e a gravidade de acidentes”, salienta. Segundo ele, foi constatada redução de 50% nas mortes por atropelamento após a colocação de postes de luz. “O pedestre não conseguia ser visto”, justifica.

Perímetro urbano cabe a municípios

O projeto Canoas Iluminada Prefeitura, inaugurado em abril de 2010, recuperou os 444 pontos de luz ao longo dos 12 quilômetros da BR-116 na cidade, a um custo de 180 mil reais, na época. De acordo com o supervisor regional do Dnit, Carlos Adalberto Pitta, o investimento em iluminação do perímetro urbano da rodovia compete a cada município. “Eles desenvolvem o projeto e submetem ao Dnit para autorização”, explica o supervisor regional do órgão.

Quarenta dias com terceira faixa na 116

Liberada ao trânsito em 12 de fevereiro, a extensão da terceira faixa em Canoas - da Rua Victor Barreto até Porto Alegre - completou ontem, 40 dias. “Não há dúvida de que reduziu os congestionamentos”, afirma o inspetor da PRF Leandro Maciel. Ele aponta que das 7 às 9 horas e das 17 às 20 horas a retenção do fluxo ainda ocorre, mas o gargalo inicia-se agora em Porto Alegre, no acesso ao aeroporto, e não se estende além do viaduto da Boqueirão.

Outras intervenções em estudo

O supervisor regional do Dnit, Carlos Adalberto Pitta, também destaca a maior fluidez da BR-116 com a terceira faixa. “Somente quando ocorre acidente é que há congestionamento”, diz. Conforme Pitta, a superintendência do órgão analisa o projeto básico feito a partir do estudo da empresa Magna para avaliar os pontos em que há possibilidade de intervenção semelhante, como o trecho da Refap até a BR-386 e do aeroporto até a Rua Ceará, na Capital.

Câmera será reposicionada

Conforme o inspetor da PRF Leandro Maciel, uma das 24 câmeras de videomonitoramento da BR-116 foi desativada para a realização da obra de alargamento da rodovia para adoção da terceira faixa. O órgão ainda busca a melhor localização para reinstalar o equipamento. “Vamos buscar a adequação da câmera em um novo ponto no entorno da BR-116 e da BR-290 (free way)”.

Por Jornal Diário de Canoas em 23.3.2012

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