A aposta no Aeromóvel como alternativa de transporte se expande na Capital e na Região Metropolitana.
Quase 30 anos depois de não ter vingado a linha original, em frente à Usina do Gasômetro, agora o veículo é cogitado para chegar à Arena do Grêmio e ao BarraShoppingSul, na Capital, e ligar dois bairros populosos de Canoas.
O que reforça a possibilidade de novas linhas saírem do papel é a previsão de um convênio entre a Secretaria Nacional da Inovação, a Trensurb e o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).
Confira onde seriam construídas as novas linhas
Na segunda-feira, 26 de março, o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, e o secretário nacional de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Nelson Fujimoto, reuniram-se para tratar de investimento em novas tecnologias.
O destaque foi o aeromóvel. Ao final do encontro, ficou decidido que a Trensurb articulará uma reunião com a secretaria nacional do BNDES para estabelecer uma parceria de investimento na tecnologia.
Veículo se integrará a metrô, Trensurb e BRT
Três linhas despontam para receber investimentos, de acordo com Kasper. Há uma demanda de Canoas para um trajeto que corte perpendicularmente a estação da Trensurb no bairro Mathias Velho, chegando ao Guajuviras.
Segundo o prefeito Jairo Jorge, na semana que vem deve ser assinado um convênio com a Trensurb para um estudo de viabilidade.
Em Porto Alegre, um pedido antigo do Grêmio é por uma ligação entre a Arena e a Estação Anchieta da Trensurb. O presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini, ressaltou que os trilhos passariam pelo shopping a ser construído na área.
Por fim, aparece mais adiantado o estudo de um traçado a partir da Estação Mercado até o BarraShoppingSul, na zona sul da Capital, que já havia sido anunciado.
De acordo com o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, o aeromóvel está sendo avaliado dentro da rede de transporte que a cidade terá no futuro:
— Estamos fazendo o estudo de demanda do sistema de transporte de Porto Alegre, incluindo linha do metrô, sistema BRT e, agora, a provável linha do aeromóvel. Teremos de prever inclusive uma rede de ônibus que alimente a área do BarraShopping.
Por http://zerohora.clicrbs.com.br em 28.3.2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário