As atividades de terraplenagem, movimentação de materiais, operação de usinas de asfalto, canteiros de obra e o trânsito de veículos pode gerar grande quantidade de material particulado (poeira) e gases no ar. Com isso o DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, por meio Gestão Ambiental da BR-448, realiza o controle e monitoramento diário dessas emissões.
Depois de identificar as fontes de emissão, a equipe de Supervisão Ambiental realiza, sistematicamente, a inspeção dos equipamentos e o trânsito dos veículos nos caminhos de serviços, nas frentes de obras, além do monitoramento da opacidade de veículos à diesel.
Conforme o Supervisor Leonardo Cotrim, entre as medidas de controle está a orientação aos lotes de lavagens e manutenções periódicas dos equipamentos e veículos, o enlonamento das caçambas de transporte de terra e brita e a umidificação das vias com caminhão pipa. “Além desses cuidados, é realizada mensalmente uma campanha utilizando a Escala Ringelmann e observando os padrões exigidos pelo CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente, que estabelecem padrões e limites de emissão de poluentes e de qualidade do ar”, resume.
Nos dias 27, 28 e 29/02 foi realizada a segunda campanha do ano revelando que os níveis de emissões estão de acordo com as resoluções e normas permitidas, garantindo assim, o bem estar das comunidades do entorno.
Por http://www.rodoviadoparque.com.br em 02.3.2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário