segunda-feira, 5 de março de 2012

Dnit quer mais um trecho de 3ª faixa na BR-116 no sentido interior-Capital

Intenção é ampliar espaço entre a Refap e acesso à BR-386.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) divulgou ontem a possibilidade de ampliação de mais um trecho da BR- 116. A proposta faz parte de uma série de melhorias que a autarquia planeja desenvolver na rodovia. Entre elas, há a intenção de aumentar em uma faixa o espaço compreendido entre a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) e o acesso à BR-386, no sentido interior/Capital. Em fevereiro o Dnit concluiu a implantação da 3ª faixa no trecho que vai da estação Niterói da Trensurb e a ponte do Rio Gravataí e diminuiu os congestionamentos rotineiros do começo do dia.
O superintendente regional do órgão, Vladimir Casa, explica que o departamento está realizando estudos para detectar os pontos mais urgentes e quais intervenções necessárias. O objetivo é minimizar o estrangulamento do tráfego e oferecer mais conforto aos motoristas.
Recursos ainda indefinidos
O superintendente Vladimir Casa afirma que o Dnit não tem detalhes técnicos e reforça que de concreto existe a determinação em dar continuidade à eliminação dos pontos de estrangulamento da BR. Segundo Casa, ainda não há definição de recursos, custos ou outras informações. “Primeiro vamos realizar a análise, identificando pontos mais críticos e trabalhando questões como se haverá ou não acostamento em locais de implantação da 3ª faixa”, avisa.
Prioridade a pontos críticos
Segundo o superintendente regional do Dnit Vladimir Casa, a possível implantação de uma 3ª faixa nas proximidades da Refap é só um exemplo. ‘‘Neste ponto os congestionamentos são diários. Mas, não vamos falar ainda em locais, prazos e custos, pois o estudo está em andamento.”
A prioridade, de acordo com o engenheiro, são os locais que apresentam maior retenção de tráfego. E a intenção é fazer os serviços em etapas para evitar que a estrada transforme-se em um canteiro de obras, ocasionando mais dificuldades ao tráfego. Os estudos não têm data definida para conclusão.
Por Jornal Diário de Cnoas em 03.3.2012

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