A proposta do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), de passar parte da administração da malha hidroviária do País à iniciativa privada, foi bem recebida pelo presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários, Wilen Manteli. O novo modelo de contrato está sendo visto como uma forma de promover investimentos nos canais de navegação de maneira mais eficiente, tornando viável a utilização dos rios como alternativa ao transporte de cargas. Quem vencer as licitações assumirá a tarefa de preparar a hidrovia para a navegação e cuidar da sua manutenção durante a vigência do contrato. O diretor-geral do Dnit, general Jorge Fraxe, entende que o projeto não caracteriza uma privatização das hidrovias, mas sim uma “terceirização da administração”. O modelo em análise, se adotado, poderá ampliar o volume de investimentos para a utilização do transporte por água – de menor custo.
Por Notícia da edição impressa de jcrs.uol.com.br Danilo Uchoa 13.3.2012
segunda-feira, 19 de março de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário