segunda-feira, 26 de março de 2012

Canoas dá início à maior obra de reassentamento urbano de sua história

Canoas deu início neste sábado, 24, a uma das maiores obras de reassentamento urbano do Estado, e a maior da história da cidade.

Em uma área de 36 mil metros quadrados no bairro Fátima e outra de 48 mil metros quadrados no bairro Mato Grande, máquinas trabalham na terraplenagem dos terrenos que irão receber 343 moradias para as famílias que estão sendo removidas de áreas como o dique, pela construção da BR-448.

A oficialização do início das obras foi realizada na tarde deste sábado, 24, em ato que teve a presença do prefeito Jairo Jorge, além de secretários, representantes de autarquias, convidados e comunidade.

As moradias definitivas serão destinadas às 120 famílias que hoje vivem na Vila de Passagem, construída para viabilizar a BR-448 e aos demais moradores da Vila Dique que ainda não foram removidos. As casas de ambos loteamentos têm dois quartos, cozinha, sala e banheiro, distribuídos por 43,5m² de área construída em terrenos individualizados de 120m², incluindo 11 adaptadas para pessoas com deficiência.

Os loteamentos serão totalmente urbanizados, com pavimentação, abastecimento de água, saneamento básico e iluminação pública. As residências também estão em áreas próximas a equipamentos públicos, como escolas e postos de saúde.

O financiamento para as residências foi conquistado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação junto à Caixa Econômica Federal pelo programa Minha Casa, Minha Vida. O Escritório de Captação de Recursos da Administração Municipal também garantiu repasse do PAC 2 para construir áreas de lazer, esporte e comércio nos loteamentos.

Conforme a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Joceane Gasparetto, o cronograma prevê a entrega gradual das casas à medida que as obras forem avançando. A conclusão do Canoas Minha Terra 2 se dará em dezembro deste ano e do Canoas Minha Terra 1 em março de 2013. A infraestrutura dos empreendimentos soma um investimento de R$ 14.780.730.


No total, 599 famílias vivem na Vila Dique e na Vila de Passagem. Um terceiro empreendimento prevê 256 apartamentos junto à Morada Cidadã, no bairro Fátima.
Para a construção das casas os recursos são de R$ 30 milhões, oriundos do Governo Federal.

Em sua fala, o prefeito Jairo Jorge destacou a alegria para os moradores, que após 30 anos de espera, irão receber uma residência digna.

Caso como da dona de casa Georgina Silveira, 49 anos, e que já habita a Vila de Passagem. "Estou muito feliz com a expectativa de me mudar para uma casa boa. No dique, onde morava, cheguei a quebrar uma perna quando cai no barranco", disse.

Participaram do ato, além do prefeito, a vice prefeita Beth Colombo; o diretor em exercício do DNIT no Estado, Pedro Luzardo; o representante da Caixa Econômica Federal, Jairo Manfro; o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do RS, Deoclécio Manfro; o deputado estadual Nelsinho Metalúrgico, além de secretários municipais e representantes das empresas que atuam na obra.

Por http://www.canoas.rs.gov.br em 24.3.2012

Nenhum comentário: