O começo das operações da Estação Santo Afonso, em Novo Hamburgo, foi adiado pela quinta vez e só deve começar ocorrer em abril. A Trensurb alega que a obra está pronta, mas que ainda estão sendo feitos testes de segurança. O terminal está concluído, mas os problemas começam onde a estação termina. A infraestrutura ao lado da estação é de dar gosto, mas basta caminhar até o Arroio Gauchinho para que os problemas apareçam. A Avenida 1o de Março afunila no valão e o trânsito passa a ser em apenas uma mão.
O problema é que justamente onde será ampliada a ponte mora Marlene dos Santos, 54 anos, e João Francisco dos Santos, 66. “Aqui moro eu e mais sete pessoas e é onde tiro o meu sustento. Hoje (ontem) a Prefeitura me deu uma notificação para eu sair daqui em um mês”, desabafa Marlene. O procurador geral do Município, Reginaldo Ennes, informou que foi proposto o aluguel social.
Ponte
O trecho próximo da ponte sobre o Arroio Gauchinho está em condições precárias. “O grande problema é aqui é que tem muito buraco. Eu evito sair de carro de casa por conta dos riscos”, descreve o morador Vilezio Cardoso, 45 anos. Segundo a Prefeitura, o trecho será totalmente recuperado quando forem realizadas as obras viárias finais no trecho da Avenida 1o de Março. A Trensurb planeja a conclusão das construções até a metade de abril.
Testes não foram finalizados
São Leopoldo - A mudança da data também decorre pelos testes no novo trecho, iniciados há duas semanas e que ainda não foram finalizados. Fantuzzi, o coordenador das obras, diz que há dois tipos de testes: estático e dinâmico. O teste estático deve ser concluído ao longo da próxima semana. Com isso pronto, é possível dar continuidade na verificação da nova rede com o teste dinâmico, que faz a ocupação simultâneo com a utilização de dois trens em um mesmo circuito.
Outras estações devem começar em setembro
O coordenador geral das obras de expansão da Trensurb, Lino Fantuzzi, lamenta que ainda haja pendências em relação a áreas ocupadas irregularmente. “Essa semana tivemos uma reunião com os moradores e ficou acertado que faremos as obras de canalização sem problemas”, explica Fantuzzi. Em relação aos prazos de operação, o coordenador destaca que elas devem começar na primeira quinzena de abril.
“Estão ocorrendo alguns testes de sinalização e operação para garantir uma circulação segura. Não podemos correr riscos por conta de dez ou 15 dias.” As demais estações só devem começar a operar no final de setembro. “O restante do cronograma segue normalmente. Já temos 83% da obra concluída e vamos seguir nossa meta.”
Por Jornal Diário de Canoas em 03.3.2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário