Composições com seis carros e ar condicionado devem estar disponíveis em 2014.
Desde 2011, a Trensurb trabalha junto ao governo federal buscando viabilizar recursos para a compra de novos trens. A solicitação entregue à gestão do PAC Mobilidade Grandes Cidades prevê a aquisição de dez composições com seis carros e ar condicionado. A proposta tem sinalização positiva, mas ainda aguarda deliberação superior, dos ministros de Estado.
Os novos veículos, com dois carros a mais, ampliarão a capacidade dos trens atualmente em operação em 50%, proporcionando mais conforto aos usuários, especialmente nos horários de pico. A frota atual, com 25 composições de quatro carros e 27 anos – de uma vida útil de 50 – de utilização continuará a operar e deve passar por uma modernização, recebendo sistema de climatização e alterações de layout interno.
O diretor-presidente, Humberto Kasper, disse que "com o crescimento da economia e da mobilidade, os sistemas estão operando em sua capacidade máxima nos horários de pico, como já acontece nos metrôs de São Paulo e Rio de Janeiro, estamos trabalhando firmemente para que não tenhamos essa situação aqui na região metropolitana".
O investimento total previsto, que inclui, ainda, adaptação das oficinas e do pátio de manutenção para receber os novos trens, é de até R$ 270 milhões. Como o tempo mínimo de fabricação das composições é de 18 meses, caso os trâmites necessários ocorram sem imprevistos, elas poderiam estar disponíveis em 2014.
Por http://www.trensurb.gov.br em 22.3.2012
quinta-feira, 22 de março de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário