arco Maia foi colocado a par dos projetos em andamento na empresa metroferroviária.
Presidente da República em exercício, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia, recebeu o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, e o superintendente de Desenvolvimento e Expansão da empresa, Ernani Fagundes. O encontro ocorreu hoje, 28, no Palácio do Planalto, em Brasília, e discutiu o andamento de projetos da Trensurb.
Entre os assuntos tratados, está a expansão da Linha 1, chegando até Novo Hamburgo – processo que teve avanços decisivos quando Marco Maia presidiu a empresa metroviária, entre 2003 e 2004, assumindo a retomada da obra. A previsão de início de operação de duas das cinco novas estações é ainda para o primeiro semestre deste ano. “Aproveitamos a oportunidade e convidamos Marco Maia para a inauguração”, afirmou Kasper.
O presidente da Câmara também quis saber do processo de compra de 10 novos trens com seis carros e ar condicionado – e modernização da frota atual – para o metrô gaúcho. A proposta entregue à coordenação do PAC Mobilidade tem sinalização positiva, mas ainda aguarda deliberação superior, dos ministros de Estado. Caso os trâmites necessários ocorram sem imprevistos, os novos trens poderiam estar disponíveis em 2014.
A expansão até Novo Hamburgo
O empreendimento prevê, no total, mais 9,3 quilômetros de Linha 1, atingindo 43 quilômetros de extensão, de Porto Alegre a Novo Hamburgo. Todo o trecho será estruturado em via elevada e comportará cinco novas estações – Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e Santo Afonso, Industrial, Fenac e Novo Hamburgo, no município hamburguense. O Consórcio Nova Via – constituído pelas empresas Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez, Toniolo/Busnello e T’Trans – é o responsável pela execução da obra. O projeto é orçado em R$ 929,7 milhões.
Porhttp://www.trensurb.gov.br em 28.3.2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário